Aumentando as views de Clarice Lispector: intertextualidade, interdiscurso e efeito-leitor em “Sonzers” e “Lispectors”

Autores

  • Fabio Scorsolini-Comin Universidade de São Paulo
  • Loise Ishikawa Rodrigues Universidade de São Paulo
  • Soraya Maria Romano Pacífico Universidade de São Paulo https://orcid.org/0000-0002-2973-3254

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.484-506

Palavras-chave:

intertextualidade, interdiscurso, análise do discurso, Clarice Lispector

Resumo

O objetivo deste ensaio é refletir sobre as aproximações intertextuais e interdiscursivas a partir do efeito-leitor produzido entre os aqui denominados “Lispectors” (que leem Clarice Lispector) e “Sonzers” (fandom da cantora Luísa Sonza). Para tanto, será tomado como corpus a veiculação do videoclipe da música Penhasco, os comentários de fãs produzidos a partir do vídeo compartilhado no YouTube, entrevistas com a cantora e com o diretor do videoclipe, bem como a entrevista de Clarice Lispector concedida ao jornalista Julio Lerner em fevereiro de 1977 (TV Cultura). As referências analisadas possuem natureza intertextual, mas também interdiscursiva, apoiadas em um sujeito assujeitado, um sujeito da ideologia, produzindo como efeito de sentido a expressão do mal-estar, da angústia e do esvaziamento. Esse movimento opera proximidades que permitem o efeito-leitor de identificação de “Sonzers” e “Lispectors”.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Loise Ishikawa Rodrigues, Universidade de São Paulo

Graduanda em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Bolsista de Iniciação Científica do Programa Unificado de Bolsas da Universidade de São Paulo. 

Soraya Maria Romano Pacífico, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Letras pela Faculdade de Educação São Luís, Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa pela Faculdade de Ciências e Letras Júlio de Mesquita Filho/UNESP, Doutorado em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto/USP e Pós-Doutorado pela Faculdade de Ciências e Letras Júlio de Mesquita Filho/UNESP. Professora Associada do Departamento de Educação, Informação e Comunicação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. 

Downloads

Publicado

2022-12-13

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo