NARRATIVAS DE UM SUJEITO SURDO HOMOSSEXUAL:

UMA ANÁLISE DIALÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.464-483

Palavras-chave:

Sujeito surdo; Homossexualidade; Narrativa de vida; Relações de alteridade

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar as relações de alteridade, por meio da análise dialógica de narrativa de vida de um sujeito surdo homossexual. Tem como referencial conceitual os achados de Bakhtin e do Círculo. Nessa análise, utiliza-se a entrevista semiestruturada para conformar as narrativas de vida. Tais narrativas foram categorizadas como ocorrências de alteridades do reconhecimento, da normalidade e do armário. Os resultados apontam que os discursos manifestados no campo da família são marcados com predominância de alteridades, uma alteridade da normalidade, em razão de condicionar o reconhecimento amoroso a partir da sexualidade do sujeito.

 

Palavras-chave: Sujeito surdo; Homossexualidade; Narrativa de vida; Relações de alteridade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Augusto Teixeira Rodrigues, UEPA

Graduado em Letras, Licenciatura plena em Libras, pela Universidade do Estado do Pará - UEPA. Durante a graduação, realizei pesquisas de iniciação científica, na condição de bolsista, subsidiadas pelas seguintes agências de fomento: CNPq e FAPESPA. Com especialização em docência no ensino de Libras, pela Escola Superior da Amazônia - ESAMAZ. Já atuou como professor de Libras no Instituto de Educação e Cultura do Pará - IEPA. Membro nos seguintes grupos: Grupo de Estudos em Linguagem e Práticas Educacionais da Amazônia (GELPEA) e Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP). Áreas de interesse: Estudos bakhtinianos, ensino de língua portuguesa para pessoas surdas e Libras.

José Anchieta De Oliveira Bentes, UEPA

Possui pós-doutoramento em educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2013), doutorado em Educação Especial (UFSCAR/2010), mestrado em Letras - Linguística (UFPA/1998), especialização em Linguística aplicada ao ensino-aprendizagem do Português (UFPA/1993) e graduação em Letras (UFPA/1991). Professor adjunto da Universidade do Estado do Pará; atua no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) - Mestrado e Doutorado na linha de pesquisa Saberes Culturais e Educação na Amazônia. Integrante do Grupo de Estudos em Linguagem e Práticas Educacionais da Amazônia (GELPEA). Campos de atuação: educação inclusiva; educação de jovens e adultos; Estudos dialógicos do discurso em práticas escolares e não escolares.

Downloads

Publicado

2022-12-13

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo