O ENSINO DE LIBRAS EM CURSOS DE GRADUAÇÃO

METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS

Autores

  • Darlan Roberto dos Santos Faculdade Presidente Antônio Carlos - Conselheiro Lafaiete

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.448-463

Palavras-chave:

Libras. Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem. Sala de Aula Invertida. Aprendizagem Baseada em Problemas.

Resumo

A pesquisa refere-se ao ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) em cursos de graduação. O estudo teve, como questão central, a abordagem de ferramentas pedagógicas aplicadas no processo de ensino-aprendizagem de Libras, visando ao maior domínio da língua, por parte dos discentes. Nesse sentido, foram exploradas duas metodologias ativas: a Sala de Aula Invertida (SAI) e a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Além disso, o trabalho trouxe breve contextualização do ensino de Libras nos cursos de graduação, mediante a legislação vigente no Brasil e no âmbito das instituições de educação superior. A pesquisa, de natureza básica, exploratória e de cunho bibliográfico, permitiu melhor entendimento acerca das metodologias ativas e da abordagem comunicativa, aplicadas no processo de ensino-aprendizagem. Concluiu-se que os recursos pedagógicos abordados podem ser eficazes na otimização do ensino de Libras como segunda língua, por priorizarem a aplicação prática dos conteúdos, de modo que o aluno torna-se protagonista do processo educacional, em atividades pragmáticas e voltadas para o uso cotidiano do código linguístico.

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Publicado

2022-12-13

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo