AS INFLUÊNCIAS DAS DIFERENTES CORRENTES HISTORIOGRÁFICAS E DO LIVRO DIDÁTICO NAS PRÁTICAS DE ENSINO DE HISTÓRIA – UMA AMOSTRAGEM DA HISTÓRIA ENSINADA NO COTIDIANO ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.21.19-41

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo evidenciar a produção de saber histórico escolar, analisando como os docentes trazem para a sua prática as diferentes correntes historiográficas. Realizamos uma investigação no cotidiano do trabalho dos docentes de História em três unidades de ensino, e, a partir da análise dessas amostragens, concluímos que os professores utilizam de determinadas astúcias e táticas individuais para apropriação apenas parcial de teorias curriculares e historiográficas. Se não há uma completa recusa de tais teorias, a pesquisa demonstra, entretanto, ocorre a apropriação somente daquilo que lhes interessa na realização de sua prática educativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ailton Marcos dos Reis, Programa de Pós Graduação Em ensino na Educação Básica da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES/CEUNES)

Mestre em Ensino na Educação Básica CEUNES/UFES. Pós Graduado em Filosofia Política e Social e Coordenação Pedagógica. Possui graduação em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (2003) e graduação em Pedagogia pela Faculdade Capixaba da Serra (2014). Atualmente é professor de história da Prefeitura Municipal de Serra- ES. Tem experiência na área de ensino de História. 

Ueber José de Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui Doutorado em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos (2013); Mestrado em História Social das Relações Políticas pela Universidade Federal do Espírito Santo (2008); Graduação em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (2005). É Professor Adjunto do Departamento de História (DHIS), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). É também Professor Permanente do Programa de Pós Graduação em História Social das Relações Políticas - (PPghis-Ufes). Tem experiência na área de História e Ciência Política, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: Brasil Republicano, História do Espírito Santo, Partidos Políticos e Sistemas Partidários, Eleições e Ditadura Civil-Militar.

Downloads

Publicado

2022-06-28

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo