EXISTE UMA BNCC NA SSP?

SUJEIÇÃO E ADESTRAMENTO NA SEGURANÇA PÚBLICA BRASILEIRA

Autores

  • Deyvid Braga ferreira FRM
  • Elione Maria Nogueira Diógenes UFAL
  • Geisa Carla Gonçalves Ferreira UFAL

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.21.241-260

Resumo

Este artigo  objetiva analisar a Matriz Curricular Nacional proposta pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP/MJ), mais especificamente seu objetivo geral de ensino que padroniza as malhas curriculares de todo o País, dos profissionais da área de segurança pública. A metodologia utilizada para desvelar tal problemática foi a pesquisa qualitativa, com revisão bibliográfica. Nossa perspectiva teórica foi a da Análise do Discurso de vertente francesa, que trabalha a relação língua, ideologia e história. Nossa categoria de análise foi a Formação Discursiva. Os resultados desta pesquisa mostraram que tal instrumento de padronização curricular, em vez de apresentar melhoras institucionais, dialoga com os anseios do capital de forma a perpetuar o seu projeto de sociabilidade.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elione Maria Nogueira Diógenes , UFAL

É graduada em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC), onde concluiu o Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Políticas Públicas. Concluiu o Doutorado e realizou o Estágio de Pós-Doutorado na área de Políticas Públicas da Educação, no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). É líder do Grupo de Pesquisa sobre Estado, Políticas Sociais e Educação Brasileira (GEPE).

Geisa Carla Gonçalves Ferreira , UFAL

É Doutora em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Mestra em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Graduada em Pedagogia e graduanda em Serviço Social pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Sobre Estado, Políticas Sociais e Educação Brasileira (GEPE). 

 

Downloads

Publicado

2022-06-28

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo