LITERATURA DE AUTORIA FEMININA ASPECTOS DE UMA LITERATURA MARGINAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2021.10.20.207-222

Palavras-chave:

Literatura Feminina, Literatura Marginal, Cânone Literário

Resumo

A mulher, teve sua voz e participação erradicadas do universo literário por questões que transcendem o âmbito linguístico. O objetivo deste trabalho é refletir sobre as questões que transformaram à literatura de autoria feminina em uma literatura marginal, bem como mostrar que, apesar de silenciada, ela é de suma importância para a literatura brasileira, considerando que coloca em cena as resistências das mulheres em  relação ao silêncio a que foram submetidas e a violência simbólica sofrida por meio de representações construídas em torno das narrativas da história da literatura. Torna-se relevante, então, revisitar o conceito/contexto da literatura marginal, a formação do cânone da literatura brasileira e destacar algumas autoras que foram esquecidas ao longo da história.(resistência)

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

MARIA MARIANA FERREIRA GONÇALVES, UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA

Graduada em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Regional do Cariri. Pós-Graduada em Docência e Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade Padre Dourado. Mestranda em Educação pela Universidade Regional do Cariri.

Iara Maria de Araujo, UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará e professora associada da Universidade Regional do cariri e docente no Mestrado Profissional em Educação/ URCA. 

Downloads

Publicado

2021-12-14

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo