Os super-heróis como recursos de desenvolvimento humano em ambiente escolar

Autores

  • Gelson Vanderlei Weschenfelder Programa de Pos Graduação em Processos e Manifestações Culturais na Universidade Feevale
  • Ernani Mugge Programa de Pos Graduação em Processos e Manifestações Culturais na Universidade Feevale http://orcid.org/0000-0001-8243-8759

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.530-545

Palavras-chave:

Desenvolvimento humano, Educação, Quadrinhos, Super-heróis

Resumo

As HQs de super-heróis, além de promover entretenimento, atuam sobre o leitor, pois apresentam questões que todo ser humano enfrenta no cotidiano. Suas temáticas estão relacionadas à superação de adversidades, à construção de identidade pessoal e de gênero, à ética, entre tantos outros.  Defende-se, neste estudo, sua inserção na escola, visto que elas se constituem em importante fonte de reflexão acerca da superação e do enfrentamento de situações difíceis. Para a realização do trabalho, contextualiza-se, preliminarmente, o contexto da juventude no Brasil e se discute, com base em autores diversos, a importância de intervenções positivas no âmbito escolar, no sentido de fortalecer o desenvolvimento do discente. Apresenta-se breve histórico das HQs e se discorre sobre como esse gênero pode atuar sobre o jovem ao fazê-lo se identificar com os personagens super-heróis. Por último, expõe-se, por meio de dois exemplos, como os super-heróis podem se constituir em referência para jovens.

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Biografia do Autor

Ernani Mugge, Programa de Pos Graduação em Processos e Manifestações Culturais na Universidade Feevale

Professor titular no Programa de Pos Graduação em Processos e Manifestações Culturais na Universidade Feevale

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Publicado

2022-12-13

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo