EDUCAÇÃO MUSICAL DE CRIANÇAS PEQUENAS

ALGUNS FUNDAMENTOS PARA A APROPRIAÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS DISPONÍVEIS NA INTERNET

Autores

  • Silvia Cordeiro Nassif Universidade Estadual de Campinas/Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.379-402

Palavras-chave:

Educação Musical; Educação Infantil; Vídeos Pedagógicos; Teoria Histórico-Cultural.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo fornecer subsídios teóricos para apropriações conscientes de materiais pedagógicos musicais para crianças pequenas disponibilizados na internet. Tendo como aporte teórico principal a psicologia histórico-cultural, são analisados cinco vídeos. As análises mostram que, a despeito de vários aspectos positivos, algumas propostas revelam um desconhecimento de questões básicas sobre o desenvolvimento infantil que podem comprometer os objetivos musicais das atividades em questão. As considerações finais apontam para a necessidade de que a educação musical de crianças pequenas seja pensada sempre em total cumplicidade com questões postas pela psicologia do desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-12-13

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo