ANÁLISE DO DISCURSO DAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO – OCEM: CURRÍCULO, INTERPELAÇÃO IDEOLÓGICA E ENSINO DE LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.93-114

Palavras-chave:

Análise do Discurso. OCEM. Aparelho Ideológico do Estado Escolar – AIEE. Currículo. Ensino de Literatura.

Resumo

Com base na Análise do Discurso de linha pecheutiana, este trabalho propõe uma reflexão sobre as Orientações Curriculares para o Ensino Médio – OCEM, mais especificamente, sobre a abordagem dada ao ensino de literatura. Parte de uma aproximação teórico-epistemológica entre as teorias do currículo e a concepção de Aparelho Ideológico do Estado Escolar – AIEE proposto por Althusser (1990). Os resultados apontam para uma formação discursiva em que se materializa a distinção social entre literatura erudita e literatura popular. As materialidades discursivas analisadas revelam traços de um discurso colonizador em que as preferências culturais do aluno, a literatura de massa e as  manifestações populares são, até certo ponto, estigmatizadas sob a égide do “rigor” dado à literatura clássica, modelo que determina o que deve ou não ser trabalhado em sala de aula.  A análise realizada aponta para a necessidade de problematização dos documentos oficiais acerca do ensino de literatura que, sob a interpelação do Aparelho Ideológico do Estado Escolar – AIEE, (re)produz o discurso colonizador que separa o gosto douto do gosto popular, a literatura clássica da literatura marginal, supostamente, inferior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Lúcia Pascoal Diniz, IFRN

Doutora em Letras, na área de concentração em Linguística, pela UFPE. É Mestra (Ma. / M.a) em Educação pela UFRN, Licenciada em Pedagogia, pela UFRN, e Letras pela FFM - Patos Pb, com Especialização em Psicopedagogia. Atualmente é Pedagoga técnica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN, atuando ainda como professora do ensino fundamental, na Rede Municipal de Ensino do município de Natal RN. Tem experiência na educação nas redes pública e/ou privada, com atuação docente na educação básica, há cerca de vinte anos (nos ensinos fundamental e médio); no ensino superior e na educação profissional, como coordenadora pedagógica e na gestão. Considerável participação em eventos científicos que teve início com as atividades realizadas como bolsista de iniciação científica, credenciada pela CAPES, integrando grupos de pesquisas variados, com algumas publicações acadêmico-científicas relevantes.

Demóstenes Dantas Vieira, IFRN

Doutor em Letras/Linguística pela Universidade Federal do Pernambuco - UFPE; Mestre em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. É também Especialista em Educação (FIP) e Especialista em Literatura e Ensino (IFRN). É bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia Integrada (FATIN) e Licenciado em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Atualmente, é professor permanente de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN. Tem interesse em pesquisas na área da Análise do Discurso Político e Religioso, do Discurso Jurídico, em pesquisas sobre gênero e religião, Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, teologias inclusivas e aspectos diversos ligados à produção do discurso e construção da identidade. Além disso, tem interesse em pesquisas na área do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura, Ensino Religioso e suas interseccionalidades. 

Luan Talles de Araújo Brito, IFRN

Doutor em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Mestre em Letras pela mesma instituição. Especialista em Ciências da Linguagem com Ênfase no Ensino de Língua Portuguesa, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Licenciado em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Já exerceu a docência em turmas de ensino fundamental, de ensino médio regular e da Educação de Jovens e Adultos. Tem experiência de pesquisa na área de Linguística, especialmente no que se refere a crenças de professores e à Lexicografia Pedagógica. Atualmente, é professor permanente de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN, no campus Pau dos Ferros.

Downloads

Publicado

2022-12-13

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo