ABORDAGENS FONÉTICO-FONOLÓGICAS DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO LIVRO DIDÁTICO E A NECESSIDADE DE CONTEXTUALIZAÇÃO

Autores

  • Fabrício Alexandre da Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Juliene Lopes Ribeiro Pedrosa Universidade Federal da Paraíba
  • Tammy Suelen de Souza Vieira Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.21.261-273

Resumo

As variações linguísticas apresentam legitimidade própria da cultura humana e desempenham uma função elementar no desenvolvimento discursivo do aluno. Contudo, apesar do que preconizam os documentos oficiais governamentais, o tratamento dado a tais variedades nos livros didáticos ainda exprime um posicionamento aquém do que se espera, se considerarmos as crescentes e bem difundidas contribuições na área de Sociolinguística. Dessa forma, com este trabalho, pretendemos analisar como são abordadas as relações entre variação, oralidade e leitura em uma atividade de um livro didático, com foco no apagamento do R em posição de coda em final de palavra. De um modo geral, o material analisado apresenta contribuições e omissões, daí a importância da atuação do professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabrício Alexandre da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Letras (Habilitação em L. Vernácula e L. Inglesa) pela Universidade Federal da Paraíba (2009). Possui Especialização em Comportamento Organizacional e Gestão de Pessoas (ESAB), Mestrado em Linguística e Ensino (MPLE/UFPB) e é doutorando em Linguística (PROLING/UFPB). Atua como Professor de Língua Inglesa na Prefeitura Municipal de João Pessoa.

Juliene Lopes Ribeiro Pedrosa, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Letras pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (1998), mestre em Língua Portuguesa (Letras) pelo Programa de Pós-Graduação em Letras - UFPB (2000) e doutora em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFPB (2009), com Estágio de Doutorado, realizado na Concordia University, em Montreal - Canadá. Professora Efetiva da Universidade Federal da Paraíba desde 2010. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: variação, teoria fonológica e ensino de língua portuguesa.

Tammy Suelen de Souza Vieira, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Linguística pelo MPLE/UFPB. Especialista em Gestão da Educação Municipal pelo PRADIME (UFPB). Possui graduação em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2014). Atuou como Supervisora do Pacto Nacional pela Educação na Idade Certa em 2016 e é servidora pública federal estatutária na Universidade Federal da Paraíba.

Downloads

Publicado

2022-06-28

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo