A LUDICIDADE COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UMA ESCOLA DO CAMPO

Autores

  • Suely das Virgens Vitório Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Klayton Santana Porto UFRB
  • Idalina Souza Mascarenhas Borghi Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2021.10.20.137-162

Palavras-chave:

Ludicidade. Ciências da Natureza. EJA. Educação do Campo.

Resumo

O presente trabalho é resultado de uma pesquisa que tem por objetivo compreender as concepções de ludicidade de uma professora de Ciências que atua na EJA/Campo e a importância atribuída a essa ferramenta pedagógica no ensino de Ciências, em uma escola do campo de Feira de Santana/BA. O estudo foi balizado pelos princípios da abordagem qualitativa e do tipo estudo de caso, e para a coleta das informações foram utilizadas a entrevista semiestruturada, observação e análise documental. A pesquisa indica que a ludicidade inserida no contexto escolar e cotidiano do aluno precisa superar o caráter da brincadeira, constituindo-se como ferramenta fundamental para a promoção de propostas pedagógicas que despertem prazer, contribuindo para aprendizagem dos estudantes da EJA/Campo.

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Biografia do Autor

Suely das Virgens Vitório, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Licenciada em Educação do Campo com habilitação em Ciências da Natureza (UFRB)

Klayton Santana Porto, UFRB

Doutor e mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA). Professor Adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Idalina Souza Mascarenhas Borghi, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora e mestre em Educação (UFBA). Professora Adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

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Publicado

2021-12-14

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo