O RETORNO DO OLHAR EM RETRATO DE UMA JOVEM EM CHAMAS E A PERSPECTIVA TRANSFORMADORA DE CÉLINE SCIAMMA

Autores

  • Mickaelle Lima Souza Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
  • Pedro Faissol

Palavras-chave:

Retrato de Uma Jovem em Chamas , Céline Sciamma, Políticas do olhar, Olhar feminino, Crítica feminista

Resumo

Este artigo tem como objeto de estudo o filme Retrato de Uma Jovem em Chamas (2019, dir. Céline Sciamma) e a teoria do olhar fí­lmico, firmemente proposta por Laura Mulvey em 1975 e rearticulada ao longo dos anos por diversos teóricos cinematográficos. Além da teoria de Mulvey sobre o olhar masculino, dialogaremos também com os estudos de Joey Soloway sobre o olhar feminino. O artigo conjuga análise imanente, a partir de cenas que articulam importantes trocas de olhares entre as protagonistas Marianne e Héloïse, artista e musa em coparticipação criativa na feitura de um retrato, com a análise extrafí­lmica do discurso feito por Céline Sciamma acerca do olhar no cinema. Assim, estudamos um discurso narrativo e fí­lmico que tensiona a noção de olhar masculino, apresenta o olhar feminino (ou "outro olhar" ) e estabelece o próprio olhar de Sciamma, aquele em que a mulher artista é redirecionada para o centro da narrativa como agente-sujeito ativo de sua própria imagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mickaelle Lima Souza, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Graduada no Bacharelado de Cinema e Audiovisual pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) - Campus Curitiba II/Faculdade de Artes do Paraná (FAP). E-mail: mickaellelimas@gmail.com

Pedro Faissol

Docente do Curso de Cinema e Audiovisual e do Programa de Pós Graduação em Cinema e Artes do Vídeo da Universidade Estadual do Paraná (PPG-CINEAV/UNESPAR)

Referências

BERGER, John. Ways of Seeing. 1a edição. Inglaterra: British Broadcasting Coorporation e Penguin Books, 1972.

BREY, Iris. Le Regard Féminin: Une Révolution í L"™Écran. 1a edição. França: L"™Olivier, 2020.

DE LAURETIS, Teresa. Alice Doesn"™t: Feminism, Semiotics, Cinema. 1ª edição. Inglaterra: Macmillan, 1984.

MULVEY, Laura. Prazer Visual e Cinema Narrativo. In: XAVIER, Ismail (Org.). A Experiência do Cinema: Antologia. 1ª edição. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1983.

RETRATO de Uma Jovem em Chamas. Céline Sciamma. França: Lilies Films, 2019. 121 min.

SOLOWAY, Joey. Joey Soloway on The Female Gaze. YouTube TIFF TALKS. 2016. Disponí­vel em: https://www.youtube.com/watch?v=pnBvppooD9I&list=WL&index=18. Acesso em: 09 de agosto de 2021.

Downloads

Publicado

2022-07-20