ANÁLISE DA PEFORMANCE "O QUE SE FAZ PRESENTE" (2017) DE FRANZOI: ENTRE O FORMAL E O POÉTICO

Autores

  • Elisa Kiyoko Gunzi Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) / Doutoranda
  • Antônio Carlos Vargas Sant'Anna Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2019.20.1.2484

Resumo

Este artigo apresenta o trabalho do catarinense Carlos Alberto Franzoi, que realizou a performance intitulada "O que se faz presente" (2017) no Museu Oscar Niemeyer (Curitiba - PR) em 2017, na ocasião da Bienal de Curitiba. Trata-se de uma ação que, diferentemente de outras linguagens artí­sticas, se configura como efêmera e que utiliza o corpo como suporte, além de incorporar objeto tridimensional. Nessa perspectiva, utilizaremos o "Método Idiográfico" de Michael Baxandall para realizar uma análise formal acerca desta manifestação, e Georges Didi-Huberman para refletir sobre as questões poéticas que permeiam o trabalho do performer no que diz respeito ao tema da morte e aos rastros desta ação. Com base nestas duas vertentes metodológicas, formal e poética, relacionaremos a obra de Franzoi com a dos artistas Robert Morris, Tilda Swinton, Regina José Galindo, Ana Mendieta e Franko B., estabelecendo conexões em produções que foram realizadas a partir da década de 1960 até a contemporaneidade. Finalmente, concluí­mos que a experiência na realização desta especulação teórica proporcionou aprendizado e interesse na continuidade e aprofundamento desta pesquisa, já que constatamos a viabilidade em realizar a análise de uma performance tanto pelo viés formal quanto pelo seu caráter poético.

Palavras-chave: Performance. Análise formal. Inquirições poéticas. Morte.

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Biografia do Autor

Elisa Kiyoko Gunzi, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) / Doutoranda

Doutoranda (2017) em Artes Visuais pelo Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), na linha de pesquisa em Teoria e História da Arte.

Professora adjunta da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) nos cursos Superior de Tecnologia em Fotografia e Design de Moda, desde 2004.

Antônio Carlos Vargas Sant'Anna, Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)

Graduado em Artes / Pintura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986) e doutor em Artes / Pintura pela Faculdade de Belas Artes / Universidade Complutense de Madrid - Espanha (1992). Pós-Doutorado pelo CNPq / Brasil ? Universitat de Barcelona (1996) Antropologia Social e América e África História. Bolsista (Espanha) CAPES / Brasil. Professor da Universidade do Estado de Santa Catarina desde 1993, trabalhando em programas de graduação e pós-graduação.

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Publicado

2019-06-04

Como Citar

GUNZI, E. K.; SANT’ANNA, A. C. V. ANÁLISE DA PEFORMANCE "O QUE SE FAZ PRESENTE" (2017) DE FRANZOI: ENTRE O FORMAL E O POÉTICO. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 20, n. 1, 2019. DOI: 10.33871/19805071.2019.20.1.2484. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/2484. Acesso em: 23 abr. 2024.