Repensando a construção do corpo da bailarina da caixinha de música por meio de um processo de criação coletiva em uma ONG de Santa Maria – RS.

Autores

  • Daniela Grieco Nascimento e Silva UFSM
  • Silvia Susana Wolff Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2018.18.1.1882

Resumo

Este artigo propõe refletir sobre o processo de criação coletiva realizado pela Royale Companhia de Dança que, ao repensar a construção do corpo da bailarina da caixinha de música, procurou levar ao empoderamento feminino no balé ao construir um espetáculo sobre temas da contemporaneidade.

Palavras – Chaves: Balé. Criação coletiva. Bailarina da caixinha de música.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Grieco Nascimento e Silva, UFSM

Doutora em Educação - Linha de Pesquisa Educação e Artes - na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Franciscano, Especialista em Psicopedagogia - Abordagem Clí­nica e Institucional pelo Centro Universitário Franciscano, Mestre em Educação - Ênfase na Linha de Pesquisa Educação, Cultura e Ação Coletiva - pelo Centro Universitário La Salle. Possui formação em balé pela Escola de Ballet Ivone Freire. Membro do Grupo de Pesquisa em Arte, Cultura e Educação - GEPAEC - UFSM. Atualmente é diretora artí­stica, coreógrafa e professora de balé na ONG Royale Escola de Dança e Integração Social, em Santa Maria - RS, ministrando aulas para alunos da educação básica, bem como, elaborando, executando e avaliando projetos culturais e educacionais. Tem experiências nas áreas de Educação e Arte, com ênfase em Educação das Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: dança, educação das artes, cultura, formação de professores, polí­ticas públicas, inclusão social, psicologia do desenvolvimento.

Silvia Susana Wolff, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Possui Doutorado em Artes pela UNICAMP, graduação/Bacharelado em Comunicação pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000) e Mestrado em Artes/Dança pela NEW YORK UNIVERSITY (2005). Atualmente é professora adjunta do Curso de Bacharelado em Dança da Universidade Federal de Santa Maria, atuando como vice-coordenadora do curso de Bacharelado em Dança da UFSM.

Referências

BARTHES, Roland. A câmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.

BEAUVOIR, Simone. O segundo sexo: fatos e mitos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980a.

_______________. O segundo sexo: a experiência vivida. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980b.

BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil Edições, 2015.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade 1: a vontade de saber. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

________________. Microfí­sica do poder. São Paulo: Graal, 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

HANNA, Judith Lynne. Dança, sexo e gênero: signos de identidade, dominação, desafio e desejo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

HOMANS, Jennifer. Os anjos de Apolo: uma história do ballet. Lisboa: Edições 70, 2010.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, 2008.

OLIVEIRA, Marilda Oliveira de. Material didático produzido para a disciplina Prática de Pesquisa A: Abordagens metodológicas em educação e artes. Santa Maria: Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado e doutorado), 2011.

PERROT, Michelle. As mulheres ou os silêncios da história. Bauru: EDUSC, 2005.

REVEL, Judith. Dicionário de Foucault. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011.

SAMPAIO, Flávio. Balé: compreensão e técnica. In: Lições de Dança 2. Rio de Janeiro: UniverCidade, 2000, p. 265-174.

STRAZZACAPPA, Márcia. Educação somática e artes cênicas: princí­pios e aplicações. Campinas: Papirus, 2012.

VERSIANI, Daniela Gianna Claudia Beccaccia. Autoetnografia: conceitos alternativos em construção. Rio de Janeiro: 7Letras, 2005.

Downloads

Publicado

2018-07-20

Como Citar

SILVA, D. G. N. e; WOLFF, S. S. Repensando a construção do corpo da bailarina da caixinha de música por meio de um processo de criação coletiva em uma ONG de Santa Maria – RS. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 18, n. 1, 2018. DOI: 10.33871/19805071.2018.18.1.1882. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/1882. Acesso em: 28 mar. 2024.