LOS DISPOSITIVOS ATENUADORES: SU UTILIZACIÓN EN LA SECCIÓN INTRODUCCIÓN DE ARTÍCULOS CIENTÍFICO-ACADÉMICOS DE LAS CIENCIAS AGRARIAS EN JOURNALS EN INGLÉS

Autores

  • Carolina Inés Diruscio Universidad Nacional de Rosario
  • Virginia Cattolica Universidad Nacional de Rosario
  • Marisa Gonnella Universidad Nacional de Rosario
  • Claudia Torres Zanotti Universidad Nacional de Rosario

DOI:

https://doi.org/10.33871/26747170.2022.4.2.4575

Palavras-chave:

revistas cientí­ficas, escritura académica, atenuación

Resumo

Os periódicos são meios de disseminação de conhecimento validados internacionalmente. A escrita cientí­fico-acadêmica caracteriza se pelas propriedades de objetividade, neutralidade, impessoalidade e precisão com que se referiria à realidade externa. Nossos objetivos foram a) analisar os diferentes tipos de mecanismos atenuantes ou atenuantes presentes na seção de introdução de artigos acadêmicos da área de Ciências Agrárias em publicações internacionais em inglês das últimas duas décadas; eb) determinar o ponto de vista dos autores quando os atenuadores estão presentes no corpus selecionado de acordo com sua disciplina. Trata-se de um estudo de caso de artigos de periódicos internacionais relacionados às ciências naturais e sociais e são considerados artigos interdisciplinares e construções impessoais: verbos impessoais, passivas desativadas e desativadas e plural majestoso; escudos: verbos epistêmicos e modais epistêmicos, verbos evidenciais, advérbios e adjetivos de possibilidade e probabilidade; e aproximadores: afetam o grau de certeza das afirmações. Até agora encontramos construções impessoais, voz passiva e ativa (agente inanimado), uso de escudos e uso de pronomes de primeira pessoa e 1ª pessoa (sing./pl.) seguidos de verbos de cognição ou performativos. Como conclusões provisórias vemos que os atenuadores na introdução são utilizados para mitigar a voz autoral e reduzir a força das afirmações categóricas e apresenta o esquema organizacional de um triângulo invertido. O tema de pesquisa é apresentado de forma ampla e o que se sabe até agora é desenvolvido em detalhes, incluindo todos os estudos realizados sobre o assunto, citando aqueles autores que investigaram anteriormente o que é relevante para o trabalho em estudo. Por fim, detalham-se os objetivos da pesquisa. Há uma tendência a dar preponderância aos dados e antecedentes "deslocando-se" do foco, e eles usam o majestoso "nós" no final da seção ao apresentar os objetivos e/ou a hipótese.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Benveniste, E. (1966) 1978. Problemas de la lingüí­stica general. Siglo veintiuno editores, México.

Di Tullio, A. (2005) Manual de gramática del español. Buenos Aires: Ediciones La Luna

Ferrari, L. (2009) "Marcadores de modalidad epistémica y evidencial en el análisis de las conclusiones de artí­culos de investigación de disciplinas distintas" ALED, Buenos Aires.

Foucault, M (1992) 1970 El orden del discurso. Traducción de Alberto González Troyano, Trusquets Editores, Buenos Aires.

Garcí­a Negroni, M.M. (2008). "Subjetividad y discurso cientí­fico-académico. Acerca de algunas manifestaciones de la subjetividad en el artí­culo de investigación en español" . Revista Signos, 41 (66), 9-31.

Hayland, K. (1998) Hedging in Scientific Reaserch Articles. Amsterdam: John Benjamins

Manno A.; Herrera M (2018) compiladoras VIII Jornadas Internacionales. La enseñanza del inglés en las carreras de Agronomí­a. Libro de resúmenes Universidad Tecnológica Regional San Rafael.

Montolí­o, E. (Coord.) (2001). Manual de escritura académica. Barcelona: Ariel.

Morales, O; Cassani D y González Peña, C. (2007) "La atenuación en artí­culos de revisión odontológicos en español: estudio exploratorio" En Asociación Europea de Lenguas para fines especí­ficos, España. Disponible en http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=287024055003

Sarasa, M. C.; Porta, L.(2008) Un análisis interpretativo de las tensiones entre el currí­culo normado y el currí­culo representado Praxis Educativa (Arg), núm. 12, 2008, pp. 57-65 Universidad Nacional de La Pampa La Pampa, Argentina (disponible en http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=153112902006

Publicado

2022-08-18 — Atualizado em 2022-10-04

Edição

Seção

Artigos