AVALIAÇÃO PARA AS APRENDIZAGENS EM AÇÕES DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

Autores

  • Marcus Paulo de Resende Pereira Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.33871/26747170.2022.4.1.4493

Palavras-chave:

Extensão Universitária, Avaliação, Estudante, Formação acadêmica

Resumo

O objetivo deste trabalho foi identificar os processos de acompanhamento/orientação e de avaliação dos estudantes em programas/projetos de Extensão. Foi realizado estudo qualitativo exploratório dos registros do Sistema de Informação da Extensão (SIEX). Leitura exaustiva dos campos "plano de acompanhamento e orientação e processo de avaliação dos estudantes" seguida de categorização conforme princí­pios da avaliação formativa e da Polí­tica Nacional de Extensão Universitária (PNEU). Foram analisados 08 projetos/programas de Extensão ativos. O meio de orientação e acompanhamento mais citado foi o encontro regular com os estudantes, A autoavaliação foi observada em metade das atividades. Elaboração de relatórios, discussão de casos clí­nicos, seminários e grupos de discussão foram os instrumentos de avaliação mais citados. Não foi observada a avaliação por pares. Resultados indicam que o processo de avaliação dos estudantes é heterogêneo e que apresenta elementos condizentes com os princí­pios da avaliação formativa e das diretrizes da PNEU. Entretanto, revelou-se que a qualidade da proposta pedagógica das atividades de Extensão pode ser aprimorada.

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Biografia do Autor

Marcus Paulo de Resende Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais

Estudante de Odontologia, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

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Publicado

2022-03-31

Edição

Seção

Artigos