GASTRONOMIA MONÁSTICA NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/26747170.2020.2.3.3461

Palavras-chave:

Turismo, mosteiros, oferta gastronômica, gastronomia monástica

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a oferta gastronômica dos mosteiros brasileiros, especificamente nas ordens beneditinas, e compreender a relação desses produtos com a atividade turí­stica. A pesquisa foi realizada por meio de levantamento bibliográfico e documental e os dados foram interpretados através da análise de conteúdo. Foram encontrados treze mosteiros dentro das especificações definidas. Durante a apuração das informações, verificou-se que seis desses espaços trabalham com a oferta de produtos gastronômicos. Constatou-se que essa produção está ligada às suas tradições e é oferecida como oferta complementar aos visitantes. O significado do que é produzido se mescla à hospitalidade beneditina, o que mantém sua autenticidade, contribui para a oportunidade de estruturação de novos produtos turí­sticos e gera experiências culturais que promovem e contribuem para o mantimento desses espaços.

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Biografia do Autor

Daiane Aparecida Hass, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Bacharel em Turismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mirna de Lima Medeiros, Universidade Estadual de Ponta Grossa Universidade de São Paulo

Professora Adjunta - Departamento de Turismo - Universidade Estadual de Ponta Grossa (DETUR/UEPG)
Docente no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas (PPGCSA/UEPG)
Lí­der do Centro de estudos em gestão estratégica de marketing em Turismo (MarkTur/UEPG)
Pós-Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Administração de Organizações da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP)Pesquisadora do Centro de Estudos em Gestão e Polí­ticas Públicas Contemporâneas (GPublic/ USP)

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Publicado

2020-11-05

Edição

Seção

Artigos