GERAÇÃO DAS MARCAS DAS CIDADES DO MINDELO E DA PRAIA – CABO VERDE: CONTRIBUTO PARA O TURISMO

Autores

  • Aguinaldo Amante da Rosa Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), Portugal
  • Jorge Gonçalves Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), Portugal
  • Bruno Barbosa Sousa Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), Portugal Membro Investigador CiTUR http://orcid.org/0000-0002-8588-2422

DOI:

https://doi.org/10.33871/26747170.2020.2.3.3228

Resumo

O principal objetivo do presente trabalho consiste em discutir a influência da criação de marca-cidade para as principais cidades de Cabo Verde de forma a valorizar as cidades e proporcionar uma maior procura por parte dos turistas que passam pelo arquipélago. Como estudo exploratório, analisou-se a criação da marca-cidade das cidades Mindelo e Praia na perspetiva dos pressupostos do modelo proposto por Kavaratzis de forma a poder executar a criação das marcas para as cidades em causa. que relaciona a influência da identidade local com as intenções comportamentais em turismo por parte de residentes e turistas. Utilizando o modelo proposto com o objetivo de trabalhar as cidades como marca de forma a valorizar as suas riquezas e permitir a competição internacional dessas cidades no âmbito do turismo sustentável. Estudos futuros deverão desenvolver mais profundamente a criação das marcas como das logo marcas criando assim uma identidade no que toca a motivação, satisfação e lealdade, bem como discutir a identidade percecionada pelos turistas. O estudo constitui um instrumento de auxí­lio na criação e desenvolvimento de uma citybranding em contextos especí­ficos de turismo, refletindo na maior ou menor competitividade entre destinos turí­sticos. Desenvolvimento da teoria em conjunturas próprias de turismo numa ótica de citybranding. Numa perspetiva interdisciplinar, este artigo apresenta uma visão teórica no desenvolvimento e gestão das marcas num contexto turí­stico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aguinaldo Amante da Rosa, Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), Portugal

Pós-Graduação em Gestão de Turismo, Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), Portugal.

Jorge Gonçalves, Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), Portugal

Pós-Graduação em Gestão de Turismo, Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), Portugal.

Bruno Barbosa Sousa, Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), Portugal Membro Investigador CiTUR

Bruno Sousa is a Professor in Polytechnic Institute of Cavado and Ave (IPCA, Portugal) Head of Master Program - Tourism Management - PhD Marketing and Strategy. He was Market Analist at Sonae Distribuição – Modelo e Continente, S.A. (2006 to 2009) and he was Marketing Assistant - Jornal O Jogo at Controlinveste (2005) - Teaching Award of the School of Economics and Management of the University of Minho 2015/2016 - Best Thesis in Tourism Award - ICIEMC 2015 - Management Graduation, University of Minho Award - Best performance (2006) - Merit Scholarship for Students in Public Higher Education Awards of Merit Scholarship by University of Minho in 2001/02 - 2002/03 - 2003/04 Rresearch centre: CiTUR and Applied Management Research Unit (UNIAG). He is author or co-author of several papers and her research interests include tourism management, marketing and strategy. Editorial board member of several peer reviewed scientific journals and ad-hoc reviewer of several peer-reviewed scientific journals. Member of the scientific committee of several national and international congresses and conferences.

Referências

AMA - American Marketing Association. (2016). Retrieved 12 2016, from www.ama.org.

Andrade, Dénis, & Silva, Jorge. (2017). Contributos para uma estrutura de ordenamento da cidade-ilha de Mindelo-S. Vicente. GOT, Revista de Geografia e Ordenamento do Território, (11), 7-31. https://dx.doi.org/10.17127/got/2017.11.001

Anholt, S. (2005/8 /10): Places – identity, image and reputation?.1ª ed. PaulGrave Macmilion

Anholt, S. (2007), Competitive identity: The new brand management for countries, regions and cities, Basingstoke: Palgrave Macmillan

Ashworth G. J. e Kavaratzis, (2008) M. (eds.), Towards Effective Place Brand Management: Branding European Cities and Regions, Cheltenham, UK e Northampton, MA, USA:Edward Elgar, 1-14.

Carvalho,Débora (2012) –"gestão de marca paí­s: o caso da marca Cabo Verde" Dissertação de Mestrado em Ciências Empresariais – Marketing, Universidade do Porto, 2012.

Cidrais, A. (2001): O marketing territorial aplicado í s cidades médias portuguesas: os casos de Évora e Portalegre, Biblio 3W, Revista Bibliográfica de Geografia y Ciencias Sociais, Universidad de Barcelona, nº 306, disponí­vel no site www.ub.es/geocrit/b3w-306.htm.

Correia de oliveira, S. (2015)- "Avaliação da marca na perspetiva dos visitantes e residentes:Estudo de caso - Viver Alcochete" Dissertação apresentada no Instituto Superior de Gestão para obtenção do Grau de Mestre em Gestão.

Kavaratzis, M. (2009), "Cities and their brands: Lessons from corporate branding", Place Branding and Public Diplomacy, 5 (1), 26-37.

Kavaratzis, M. (2009b), "What can we learn from city marketing practice?", European Spatial Research and Policy, 16 (1), 41-58.

Kavaratzis, M. e Ashworth, G. J. (2006), "City branding: An effective assertion of identity or a transitory marketing trick?", Place Branding and Public Diplomacy, 2 (3), 183-194.

Kavaratzis, M.; Ashworth GJ, (2005) "City branding: an effective assertion of identity or a transitory marketing trick?" Tijdschrift Voor Economische en Sociale Geografie, 96, (5)506-514

Kavaratzis, M., & Kalandides, A. (2015). Rethinking the place brand: the interactive formation of place brands and the role of participatory place branding. Environment and Planning A, 47(6), 1368-1382.

Kotler, P. e Gertner, D. (2002), "Country as a brand, product and beyond: A place marketing and brand management perspective", Journal of Brand Management, 9 (4-5), 249-261.

Kotler, P. et al (1999): Marketing places, Europe, London. Person education.

Kotler, P. et al (2002): Marketing asian places, Singapore, Jonh Wiley.

Kotler, P., & Gertner, D. (2002). Country as brand, product, and beyond: A place marketing and brand management perspective. Journal of Brand Management , Vol. 9, No. 4-5 , 249-261

Kotler, P., & Keller, K. (2006). Administração de Marketing, 12ª Ed. S.Paulo: Pearson Prentice Hall.

Kotler, P., Asplund, C., Rein, I. e Heider, D. (1999), Marketing Places Europe: Attracting Investments, Industries, Residents and Visitors to European Cities, Communities, Regions and Nations. Londres: Pearson Education.

Kotler, P., Getner, D., Rein, I., & Haider, D. (2006). Marketing de lugares : como conquistar crescimento de longo prazo na América Latina e no Caribe. (R. Bahar, Trans.) SP: Prentice Hall.

Marques Pereira, C. (2013) –"branding de cidades: o caso de santiago de compostela" dissertação do grau de mestre em gestão. ISEG, Setembro 2013.

Mirmoini, M., & Azari, A. (2018). Strategic City Branding; from Theory to Practice.

OÄŸuztimur, S. (2017). Modeling a City"™s Branding Tools: The Case of Istanbul

Pais Nave ,Edgar Fernando(2009)-"Marketing de Lugares Avaliação e impacto da imagem da cidade da Covilhã" Dissertação do Grau de Mestre em Gestão de Marketing, Universidade Beira Interior,Covilhã, 2009.

Shocker, A.D., Srivastava, R.K. e Ruekert, R.W. (1994): Challenges and Opportunities facing Brand Management: an introduction to the special issue. Journal of Marketing Research, v.XXXI, May, p.149–158.

Videira,Paulo Henrique (2010) –"Gestão de marcas cidade o caso da marca Porto turismo" Tese de Mestrado em Marketing

Ward, S. V. (1998) "Selling Places - The marketing and promotion of towns and cities" 1850- 2000. London: Routledge

Pinto, Rui (2019) CIDADE DA PRAIA, a capital de Cabo Verde (ilha de Santiago) | Cabo Verde : Disponí­vel em https://www.viajarentreviagens.pt/cabo-verde/praia-capital-cabo-verde/

Santos, M. (2009). Turismo em Cabo Verde: um estudo exploratório (Doctoral dissertation).

Sousa, B., Casais, B. & Pina, G. (2017). A influência da marca territorial na predisposição do consumidor turí­stico: O caso Cabo Verde. European Journal of Applied Business and Management, Special Issue, pp. 324-335, ISSN 2183-5594.

Yoon, Y. & Uysal, M. (2005). An examination of the effects of motivation and satisfaction on destination loyalty: A structural model. Tourism Management, 26(1), 45–56.

Yuksel, A., Yuksel, F., & Bilim, Y. (2010). Destination attachment: effects on customer satisfaction, cognitive, affective and conative loyalty. Tourism Management, 31, 274-284.

Downloads

Publicado

2020-11-05

Edição

Seção

Artigos