Escola em Moçambique: reflexões sobre preconceito étnico-racial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/nupem.2022.14.31.74-90

Palavras-chave:

Preconceito étnico-racial, Escola, Racismo, Educação

Resumo

Pretendeu-se com este estudo refletir acerca do preconceito étnico-racial em uma escola portuguesa que se localiza na província da Zambézia. A pesquisa de carácter exploratório, descritivo e de natureza qualitativa, contando com a participação de cinco sujeitos: três professores e duas professoras. Como instrumento de recolha de dados foi usada entrevista semiestruturada para professores, aplicando a análise de conteúdo. A pesquisa está fundamentada, principalmente, nas teorias de Bento (2011), Cavalleiro (2004) e Munanga (2005), que colaboraram para a conclusão de que a criança desde muito cedo passa a conviver com o racismo, e que a escola é responsável, em parte, pela construção e disseminação das relações de preconceito étnico-racial.

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Publicado

2021-12-20