Análise de uma maior autonomia do Banco Central na condução da política monetária do Brasil

Autores

  • Armando Pereira Costa Júnior
  • Luciana Maria Costa Cordeiro Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
  • Luiz Paulo Fontes de Rezende Professor Doutor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Tânia Marta Maia Fialho

DOI:

https://doi.org/10.33871/nupem.v10i19.373

Palavras-chave:

Política monetária, autonomia do Banco Central, regime de metas, Brasil.

Resumo

Resumo: 

O objetivo deste artigo é analisar os efeitos de uma maior autonomia operacional do Banco Central do Brasil na condução da política monetária após a adoção do regime de metas de inflação em1999. Além da discussão teórica sobre autonomia do Banco Central, estimou-se um modelo da regra de Taylor no período de julho de 1994 a abril de 2015. Conclui-se que o regime de metas é instrumento eficiente para dar maior autonomia ao Banco Central na condução da política monetária. Os resultados obtidos pela regra de Taylor foram favoráveis ao crescimento e à estabilidade da economia brasileira no período analisado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Maria Costa Cordeiro, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Montes Claros (1997), mestrado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e Doutorado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professora adjunta efetiva da Universidade Estadual de Montes Claros. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: microfinanças, análise regional espacial, renda, bolsa família e pobreza.

Tânia Marta Maia Fialho

Graduaduou-se em Economia pela Fundação Norte-Mineira de Ensino Superior (1980), possui doutorado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). É professora titular da Universidade Estadual de Montes Claros. Atua, principalmente, nas seguintes linhas de pesquisa: política macroeconômica, crescimento e ciclos e economia regional.

 

Downloads

Publicado

2018-02-09

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)