História local num centro de memória: jovens estudantes ampliam sua compreensão da cidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/nupem.2022.14.33.103-116

Palavras-chave:

Centro de memória, História local, Cidade, Produção de conhecimentos históricos

Resumo

No âmbito das relações entre instituições de memória, ensino de História e História Pública é apresentado neste artigo um projeto educacional pensado em torno da abordagem da história local e realizado no Centro de Memória – Unicamp com jovens estudantes do Ensino Médio de escolas públicas da região de Campinas no período de férias escolares. Tal projeto procurou introduzir estudantes na discussão de questões referentes às relações entre patrimônio cultural, memória e preservação, ao propiciar-lhes o contato com momentos da história de Campinas em que houve expressivas modificações da área urbana central, acompanhadas de sucessivos apagamentos de suportes de memória. Encontros entre passado e presente ocorreram no diálogo com documentos e observações realizadas pelas estudantes. A cidade tomada como eixo organizador de atividades associadas às aprendizagens da história se mostrou em sua potencialidade de estimular uma compreensão mais alargada da dinâmica das relações sociais no espaço urbano, ampliando suas experiências urbanas.

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Publicado

2022-09-02

Edição

Seção

Dossiê: Tecituras do conhecimento histórico nas trilhas da autoridade compartilhada