O mito do sujeito e o sujeito do mito: entre a racionalidade moderna e a racionalidade (auto)biográfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/nupem.2022.14.32.10-21

Palavras-chave:

Sujeito, Racionalidade, Mitologia, (Auto)biográfico

Resumo

O presente ensaio é de natureza teórica e se propõe a pensar sobre os aspectos teórico-epistêmicos que constituem, na tradição do pensamento ocidental, a ideia de sujeito e de racionalidade. No desenvolvimento desta proposição há o reconhecimento de que traços míticos, presentes nas estórias greco-romanos, constituem elementos que se tornam estruturantes no ideário do pensamento moderno. O texto, em diálogo com os mitos, produz reflexões sobre a racionalidade moderna em sua instrumentalização do modo de operacionalizar a razão, na busca pela objetividade daquilo que se produz em termos de conhecimento científico e na edificação da figura de um sujeito universal e racionalizador de seus processos de conhecimento e de si mesmo. Desta leitura sobre sujeito moderno e racionalidade moderna, o texto encaminha para outras possibilidades formativas que se dão no alargamento compreensivo da razão e da constituição do sujeito, através dos anúncios de sujeito (auto)bio-gráfico e racionalidade (auto)biográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

BOMBASSARO, Luis Carlos. As fronteiras da epistemologia: como se produz o conhecimento. Petrópolis: Vozes, 1992.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Formação e socialização: os ateliês biográficos de projeto. Educação e Pesquisa, v. 32, n. 2, p. 359-371, 2006.

HERBIG, Jost. La evolución del conocimiento: del pensamiento mítico al pensamiento racional. Empresa Editorial Herder: Barcelona, 1997.

HESSE, Hermann. Narciso e Goldmund. São Paulo: Brasiliense, 1973.

JAEGUER, Werner Wilhelm. Paideia: a formação do homem grego. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.

JOSSO, Marie-Christine. As histórias de vida como territórios simbólicos nos quais se exploram e se descobrem formas e sentidos múltiplos de uma existencialidade evolutiva singular-plural. In: PASSEGGI, Maria da Conceição (Org.). Tendências da pesquisa (auto)biográfica. Natal; São Paulo: EUFRN; Paulus, 2008, p. 21-50.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. Natal; São Paulo: EDUFRN; Paulus, 2010.

JOSSO, Marie-Christine. Processo autobiográfico do conhecimento da identidade singular-plural e o conhecimento da epistemologia existencial. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo; BARREIRO, Cristhianny Bento (Orgs.). A nova aventura (auto)biográfica: Tomo I. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2016, p. 59-89.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2011.

NEVES, Júlia Guimarães. O sujeito da educação: possibilidades formativas da racionalidade (auto)biográfica. 121f. Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2019.

OLIVEIRA, Ivanilda Apoluceno de. Epistemologia e educação: bases conceituais e racionalidades científicas e históricas. Petrópolis: Vozes, 2016.

PLASTINO, Carlos Alberto. Os horizontes de Prometeu: considerações para uma crítica da modernidade. Physys: Revista de Saúde Coletiva, v. 6, n. 1-2, p. 195-216, 1996.

RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa: o tempo narrado. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

RICOEUR, Paul. O si-mesmo como outro. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

VERNANT, Jean-Pierre. O universo, os deuses, os homens. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

Downloads

Publicado

2022-05-30

Edição

Seção

Dossiê: O espaço (auto)biográfico: indivíduo, memória e sociedade