Contribuições para discutir na escola a violência contra as mulheres: os quadrinhos de Henfil e a formação do leitor crítico

Autores

  • Giovanna Carrozzino Werneck Instituto Federal do Espírito Santo
  • Priscila de Souza Chisté Leite Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.33871/nupem.v10i19.443

Palavras-chave:

Gênero, Henfil, Pedagogia Histórico-Crítica, violência.

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender como debates relativos à violência contra as mulheres, em interlocução com a categoria raça, podem ser promovidos na escola por meio da utilização sistematizada de quadrinhos do cartunista Henfil, e, ao mesmo tempo, contribuir para a formação crítica do leitor. Apoiadas nos pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica, foram realizadas intervenções em uma turma da rede pública de Cachoeiro de Itapemirim/E.S, única cidade do estado em que vigora uma lei baseada no Programa Escola sem Partido, que busca, dentre outras imposições de caráter fascista, silenciar o debate no âmbito escolar voltado para questões de gênero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila de Souza Chisté Leite, Instituto Federal do Espírito Santo

Possui doutorado e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. É graduada em Educação Artística pela Universidade Federal do Espírito Santo e em Pedagogia. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Na Educação Básica atua como professora do Proeja/Ifes ministrando aulas de Arte. No nível Stricto Sensu atua no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades, atua como docente das disciplinas Metodologia de Pesquisa e Produção de Materiais Educativos. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação na Cidade e Humanidades (Gepech). O Gepech integra uma linha do grupo de pesquisa cadastrado no CNPQ "Artes Visuais, Literatura, Ciências e Matemática: diálogos possíveis". No Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat) orienta projetos de pesquisa referentes à interface Ciência e Arte em diferentes espaços educativos. Participa do Mestrado Profissional em Letras (Profletras) orientando projetos de pesquisa que versam sobre as contribuições das Histórias em Quadrinhos para a Educação.

 

Downloads

Publicado

2018-02-09