Desenvolvimento de projetos de vida de jovens no ensino médio: análise de uma proposta embasada na aprendizagem baseada em problemas e por projetos (ABPP)

Autores

  • Viviane Potenza Guimarães Pinheiro
  • Valeria Amorim Arantes

DOI:

https://doi.org/10.33871/nupem.v9i18.499

Palavras-chave:

Projetos de vida, aprendizagem baseada em problemas e por projetos, educação moral

Resumo

O presente artigo objetiva analisar uma proposta com base na Aprendizagem Baseada em Problemas e por Projetos (ABPP) para o desenvolvimento de projetos de vida de estudantes do Ensino Médio de uma escola particular da Zona Sul da cidade de São Paulo. A análise centrou-se no trabalho realizado no ano de 2015, com jovens do 3º ano do Ensino Médio, na construção de protótipos pautados nas áreas de atuação profissional que desejam seguir futuramente, com vistas a atender problemáticas sociais. Foi analisado o percurso do total de 92 estudantes (em 40 grupos de até três alunos) e da tutora. Como resultados, observou-se: a área de atuação profissional escolhida, as características dos protótipos desenvolvidos e o engajamento dos jovens no percurso de construção do trabalho. Verificou-se que os jovens estão centrados em um número restrito de profissões, mas os protótipos efetivamente atendem à proposta de atuação social, com o olhar das áreas escolhidas. Também foi verificada grande participação dos estudantes e reconhecimento de que o processo foi benéfico para sua formação. Concluímos que o trabalho com ABPP, relacionado aos projetos de vida dos jovens, pode ser profícuo para oportunizar reflexões acerca das conexões entre carreira profissional e atuação ética na sociedade.

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Publicado

2017-09-11

Edição

Seção

Artigos