PARA ALÉM DOS LIMITES DO DIZÍVEL: A EXPERIÊNCIA DO CORPO EM UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

  • Vinicius Torres Machado Instituto de Artes da UNESP
  • Giovanna Galisi Paiva Instituto de Artes da UNESP

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2021.13.3.4207

Resumo

O presente artigo discute a necessidade de incluir a diversidade de experiências dos corpos na educação. A partir da década de 70 estudos sobre a experiência do sujeito impactaram os espaços de produção de conhecimento, contexto que foi nomeado por Beatriz Sarlo (2002) como "guinada subjetiva" . Também mais recentemente, os estudos decoloniais apontam como o discurso da história dominante da colonização encobriu a perspectiva dos povos colonizados. A vontade de dar voz a diferentes sujeitos e suas experiências são fundamentais para algumas correntes de pensamento contemporâneas. Muitas vezes esta voz é pensada a partir da narração, mas o trauma gerado por processos de violência exprime uma realidade que, por vezes, não encontra palavras que a representem. É neste limite do dizí­vel que o corpo carrega a dimensão real do acontecimento. Para uma educação inclusiva, os autores propõem pensar a sala de aula como um espaço de criação que compreenda os estudantes como seres integrados, priorizando a experiência do corpo como forma de conhecimento. O artigo reflete sobre a importância dos espaços de silêncio (Hooks, 2017) que aproxima o caráter indizí­vel e irrepresentável das experiências traumáticas do processo pedagógico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinicius Torres Machado, Instituto de Artes da UNESP

Bacharel em interpretação teatral, Mestre e Doutor em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Realizou a pesquisa de mestrado com bolsa Fapesp e a pesquisa de doutorado com bolsa Capes. Realizou o estágio supervisionado no exterior com bolsa Capes durante o doutoramento na Ghent University, Faculty of Arts and Philosophy. É professor na UniversidadeEstadual Paulista Julio de Mesquita Filho -UNESP- Instituto de Artes - DACEF(Fonte: Currí­culo Lattes)

Giovanna Galisi Paiva, Instituto de Artes da UNESP

Graduada em Licenciatura em Arte-teatro pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho -UNESP- Instituto de Artes - DACEF com o trabalho "Por uma autobiografia para além do texto: o corpo e a palavra no teatro de Angélica Liddell" orientado pelo Prof Dr. Vinicius Torres Machado (DACEFC). Integrou o núcleo de pesquisa do Grupo XIX de Teatro (SP) "Crise do Discurso como Substantivo Masculino" dirigido pela a atriz e diretora Juliana Sanches.

Downloads

Publicado

28-10-2021

Como Citar

Machado, V. T., & Paiva, G. G. (2021). PARA ALÉM DOS LIMITES DO DIZÍVEL: A EXPERIÊNCIA DO CORPO EM UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. O Mosaico, 13(3). https://doi.org/10.33871/21750769.2021.13.3.4207