O CUIDADO COM A REPRESENTAÇÃO DA NEGRITUDE EM CENA: CORPOIMAGEM COMO GESTO DECOLONIAL

Autores

  • Henrique Cesar Hokamura Silva Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
  • Ana Maria Rodriguez Costas Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2021.13.3.4200

Resumo

O artigo descreve e analisa o processo criativo de uma dança solo a partir de estudos sobre a exposição Levantes concebida por Georges Didi-Huberman. Durante o percurso da pesquisa, questões sobre o modo como se percebe uma imagem mobilizam reflexões acerca da reprodução da imagem da negritude pela mí­dia e suas reverberações na cena. Fundamentado em bell hooks, Franz Fanon e Grada Kilomba, um dos autores – o intérprete-criador-pesquisador – se percebe diante de um paradoxo: agressividade é sinal de resistência? O intérprete trilha uma jornada de encontro com um corpo-levante-negro percebido como um corpo permeado de riqueza, magnitude e delicadeza. Esse encontro é possí­vel por meio da mediação de práticas somáticas que lhe permitem cultivar outras percepções ou sentimentos de si. A pesquisa resulta em repertórios gestuais e matrizes corporais movidas por aquilo que a princí­pio se intitulou de violência poética, mas que passa a ser compreendida como gesto decolonial por implicar uma ação de cuidado com a representação do corpo negro em cena.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henrique Cesar Hokamura Silva, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Mestrando em Artes da Cena no Programa de Pós Graduação em Artes da Cena da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Linha de Pesquisa: Poéticas e Linguagens da Cena.

Ana Maria Rodriguez Costas, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Professora-doutora do Instituto de Artes (IA)/Universidade Estadual de Campinas. Pós-doutorado (2016) no Programa de Pós-Graduação da ECA/USP, sob supervisão da Profa. Dra. Maria Lúcia de Souza Barros Pupo com a pesquisa Processos de criação e pedagogia da dança: configurações de um ideário relacional. Doutora em Educação (2010) e Mestre em Artes (1997) pela UNICAMP. Graduada em Ciências Sociais pela USP. Tem experiência nas áreas da Educação e de Artes, com ênfase em Dança, principalmente nos seguintes temas: abordagens somáticas, processos de criação e pedagogia da dança.

Downloads

Publicado

28-10-2021

Como Citar

Hokamura Silva, H. C., & Rodriguez Costas, A. M. (2021). O CUIDADO COM A REPRESENTAÇÃO DA NEGRITUDE EM CENA: CORPOIMAGEM COMO GESTO DECOLONIAL. O Mosaico, 13(3). https://doi.org/10.33871/21750769.2021.13.3.4200