Intérpretes de dança e seus cadernos de criação

Autores

  • Maria Stella Agostini Basulto Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Juliana Martins Rodrigues de Moraes Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2022.14.1.4612

Resumo

Partindo de entrevistas realizadas com doze intérpretes de dança contemporânea sobre seus processos de adaptação ao transitarem entre diferentes grupos e processos criativos, neste ensaio abordo a utilização dos cadernos de criação por esses profissionais e o tipo de contribuição desses registros para suas atividades artí­sticas. Apresento relatos acerca de suas experiências com os cadernos de criação, compartilho a análise de dois diários de bordo de dois processos criativos, escritos e vivenciados por mim em 2019, e reúno alguns outros tipos de registro para a criação em dança, mencionados pelos intérpretes entrevistados. Este ensaio procura evidenciar a complexidade do processo criativo em dança a partir da perspectiva do intérprete, bem como a enorme diversidade dos assuntos e dos modos de organização presentes nos cadernos de criação dos intérpretes entrevistados e nos meus dois diários de bordo. Articulo a análise e reflexão com base na pesquisa de Cecí­lia Almeida Salles, Lucas Larcher, Maria Clara Martins Rocha e Jussara Braga Bastos.

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Biografia do Autor

Maria Stella Agostini Basulto, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Bacharela em Dança e Licenciada em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Aluna de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena, no Instituto de Artes da UNICAMP. Participa do Núcleo de Práticas Experimentais em Coreografia (NPEC). E-mail:agostini.maria@gmail.com

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Publicado

30-05-2022

Como Citar

Basulto, M. S. A., & Moraes, J. M. R. de. (2022). Intérpretes de dança e seus cadernos de criação. O Mosaico, 14(1). https://doi.org/10.33871/21750769.2022.14.1.4612