Vendo sons (ou)vindo imagens: Mary Ellen Bute a partir da Teoria de Cineastas

Autores

  • Vitor Droppa Wadowski Fonseca Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) - Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do Ví­deo (PPGCINEAV)
  • Débora Regina Opolski Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) - Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do Ví­deo (PPGCINEAV)

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2022.14.1.4579

Resumo

Este artigo projeta uma investigação em torno dos processos de criação da cineasta Mary Ellen Bute empregados para inter-relacionar som e imagem em suas obras de Música Visual. À luz da abordagem proposta pela Teoria de Cineastas (PENAFRIA et. al, 2015, 2016, 2017, 2020), pretende-se verificar caminhos de pesquisa possí­veis a partir dos escritos, entrevistas e documentos de processo diversos deixados pela artista e disponibilizados pela Beinecke Library, repositório de manuscritos da Universidade de Yale. Assim, assentar as bases para o desdobramento de um artigo posterior é a premissa deste texto, cujo caráter embrionário de mapeamento e revisão, também expõe os processos de elaboração de uma pesquisa de mestrado em andamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitor Droppa Wadowski Fonseca, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) - Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do Ví­deo (PPGCINEAV)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do Ví­deo (PPGCINEAV) da Universidade Estadual do Paraná, e graduado em Licenciatura em Artes Visuais na mesma instituição. É membro do grupo de pesquisa CineCriare - cinema: criação e reflexão (PPG-CINEAV/UNESPAR/CNPq), vinculado í  linha Processos de Criação no Cinema e nas Artes do Ví­deo. Investiga as relações entre o som e a imagem em movimento no campo experimental do audiovisual, com ênfase na Música Visual.

Débora Regina Opolski, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) - Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do Ví­deo (PPGCINEAV)

Orientadora, docente do Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do Ví­deo da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), e do curso de Licenciatura em Artes da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutora em Comunicação e Linguagens (Cinema e Audiovisual) pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), com mestrado e graduação em Música pela Universidade Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

30-05-2022

Como Citar

Fonseca, V. D. W., & Opolski, D. R. (2022). Vendo sons (ou)vindo imagens: Mary Ellen Bute a partir da Teoria de Cineastas. O Mosaico, 14(1). https://doi.org/10.33871/21750769.2022.14.1.4579