O TEATRO COMO SUBSTANTIVO CONCRETO DO SENSÍVEL: BREVE DIÁLOGO PARA UMA METODOLOGIA INCOMPLETA

Autores

  • Thiago Dominoni

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2021.13.2.4088

Resumo

O artigo apresenta a prática de ensino, aprendizagem e pesquisa em teatro na criação da primeira Companhia de Teatro da Biblioteca Pública do Paraná, situada em Curitiba. Descreve-se aqui os quatro anos de funcionamento da Companhia apreendendo as processualidades desta prática e como durante este perí­odo localiza a sobrevivência de uma morte contí­nua de aprendizados. Com isso identifica as etapas do processo metodológico como a transição de uma curiosidade ingênua para uma curiosidade epistemológica, isto é, acentua e persegue a autonomia da criação, pensando a docência como um compromisso com a vulnerabilidade do saber, mantendo-o vivo e operante às mudanças provocadas por cada encontro dado à prática. Esta premissa é compreendida como um artí­fice fundamental para organicidade desta rede de reciprocidades. Para isso o texto vê a docência como prática de mediação cultural e artí­stica. Por esta tessitura, pensa a relação pedagógica do teatro para a construção de uma metodologia criada para desmanchar-se, e assim, capaz de movimentar sua atividade reflexiva para um encontro de novas perguntas, ciclicamente.

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Publicado

01-02-2024

Como Citar

Dominoni, T. (2024). O TEATRO COMO SUBSTANTIVO CONCRETO DO SENSÍVEL: BREVE DIÁLOGO PARA UMA METODOLOGIA INCOMPLETA. O Mosaico, 13(2). https://doi.org/10.33871/21750769.2021.13.2.4088