ARTE, CULTURA E MULHER: UM CICLO DE PESQUISAS EM PERFORMANCE NO LAPARC

Autores

  • Bruna Leticia Potrich Universidade Federal de Santa Maria / UFSM
  • Marcella Nunes Rodrigues Universidade Federal de Santa Maria
  • Luana Furtado Ramos Cairrão Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2021.13.1.3862

Resumo

O presente trabalho aborda um ciclo de pesquisas em desenvolvimento no Laboratório de Performances: arte e cultura – LAPARC. Essa escrita consiste em compartilhar três trabalhos de pesquisa, sendo um de doutorado, um de mestrado e um de iniciação cientí­fica. As pesquisas possuem como ponto central de aproximação a Performance Arte, como manifestação artí­stica do-no-pelo corpo. Além das questões de gênero que unem as artista-performes-pesquisadoras nesta reflexão, onde encontra-se como ponto emergente as discussões sobre o feminino. Os trabalhos distanciam-se e mostram sua singularidade e heterogeneidade na escolha da abordagem metodológica e do campo de seus embasamentos teórico-práticos. Assim, acredita-se no LAPARC como um grupo que agrega, suporta, apoia, potencializa o coletivo e possibilita a exploração de caminhos do pensar/fazer arte na contemporaneidade, através da Performance Arte, ao mesmo tempo em que proporciona liberdade e autonomia para o desdobramento das questões individuais evidenciadas nos fluxos do devir. Vislumbra-se assim, a criação de discursos singulares, crí­ticos e sensí­veis possibilitando outras formas de fazer/pensar arte no mundo contemporâneo, as quais partem das vivências e experiências de mulheres atravessadas e afetadas em seus determinados contextos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Leticia Potrich, Universidade Federal de Santa Maria / UFSM

Mestranda em Artes Visuais pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal de Santa Maria. Bolsista CAPES (2020/2021). Licenciada em Dança pela Universidade Federal de Santa Maria. Bolsista PIBID (2015/2017). Bolsista FIEX no Programa de extensão: pipoca discutida, performada, exibida e publicada(2019). É participante do o grupo de pesquisas Performances: arte e cultura, vinculado ao CNPQ, assim como também do Laboratório de Performance, arte e cultura (LAPARC), vinculado ao PPGART e ao Curso de Dança Bacharelado da UFSM. Área de interesse: dança, performance e artes.

Marcella Nunes Rodrigues, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Artes Visuais pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal de Santa Maria. Bolsista CAPES (2018-2019). Bacharela em Dança pela Universidade Federal de Santa Maria. Bolsista FIEX (2016). Bolsista PIBIC no Grupo de Pesquisa Corpo-arte performativo: processos educacionais em dança, teatro e manifestações culturais. (2016, 2017).É participante do o grupo de pesquisas Performances: arte e cultura, vinculado ao CNPQ, assim como também do Laboratório de Performance, arte e cultura (LAPARC), vinculado ao PPGART e ao Curso de Dança Bacharelado da UFSM. Área de interesse: dança, performance e artes.

Luana Furtado Ramos Cairrão, Universidade Federal de Santa Maria

Graduanda em Dança Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria. Integrante do Laboratório de Performance, Arte e Cultura, onde participa de todas as atividades relacionadas í  pesquisa e extensão. Atua como bolsista FAPERGS/PROBIC no projeto "Arte e cultura: a transversalidade de-nos-pelos corpos performativos". É performer, bailarina e professora de dança contemporânea, jazz e balé clássico.Área de interesse: dança, performance e artes.

Downloads

Publicado

28-04-2021

Como Citar

Potrich, B. L., Rodrigues, M. N., & Cairrão, L. F. R. (2021). ARTE, CULTURA E MULHER: UM CICLO DE PESQUISAS EM PERFORMANCE NO LAPARC. O Mosaico, 13(1). https://doi.org/10.33871/21750769.2021.13.1.3862