A DANÇA DO CARIMBÓ COMO ARTE EXPERIMENTADA NA CULTURA AMAZÔNICA

Autores

  • Leika Cristiane Ribeiro da Costa Instituto Federal do Pará - IFPA
  • Carla Regina Santos Paes Universidade da Amazônia - UNAMA
  • Douglas Junio Fernandes Assumpção Universidade Feevale (FEEVALE)
  • Analaura Corradi Universidade da Amazônia - UNAMA

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2021.13.1.3765

Resumo

A cultura da Amazônia está ligada intrinsecamente às raí­zes indí­genas. No entanto, a mistura da cultura europeia e africana, tornou-a indissociável da própria identidade brasileira. Desta forma o presente estudo apresenta reflexão sobre a dança do carimbó como arte experimentada na cultura amazônica, em livros e periódicos por meio de revisão bibliográfica, descritiva em abordagem qualitativa. O objetivo é fazer uma reflexão da dança do carimbó como arte e cultura amazônica, buscando mostrar que não é apenas um gênero de música ou uma dança popular, mas a cultura que expressa às emoções do ser humano, sua história e principalmente seus valores amazônicos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leika Cristiane Ribeiro da Costa, Instituto Federal do Pará - IFPA

Mestra em Comunicação, Linguagens e Cultura pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Membro do Grupo de Pesquisa GEPIDI (Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Diversidade e Inclusão). Coordenadora do Centro de Idiomas do IFPA, Campus de Tucuruí­. Professora EBTT IFPA Letras/ Espanhol.

Carla Regina Santos Paes, Universidade da Amazônia - UNAMA

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura da Universidade da Amazônia (UNAMA). É integrante do Grupo de Pesquisa (GP) Estudos de Capital Social e Cultural no contexto da mí­dia contemporânea (UNAMA/CNPq)

Douglas Junio Fernandes Assumpção, Universidade Feevale (FEEVALE)

Pós-doutorando do Programa de Pós-graduação em Industria Criativa da Universidade Feevale (FEEVALE). Doutor em Comunicação, Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP).É Vice-Lí­der do Grupo de Pesquisa (GP) Estudos de Capital Social e Cultural no contexto da mí­dia contemporânea (UNAMA/CNPq)

Analaura Corradi, Universidade da Amazônia - UNAMA

Doutora em Ciências Agrárias. Professora titular do Programa de Pós-graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura da Universidade da Amazônia (UNAMA); Lí­der do Grupo de Pesquisa (GP) Estudos de Capital Social e Cultural no contexto da mí­dia contemporânea (UNAMA/CNPq).

Downloads

Publicado

28-04-2021

Como Citar

da Costa, L. C. R., Paes, C. R. S., Assumpção, D. J. F., & Corradi, A. (2021). A DANÇA DO CARIMBÓ COMO ARTE EXPERIMENTADA NA CULTURA AMAZÔNICA. O Mosaico, 13(1). https://doi.org/10.33871/21750769.2021.13.1.3765