A Classe Roceira (Berenice Mendes, 1985): imagens da luta pela reforma agrária no Paraná

Autores

  • Luciane Carvalho Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3671

Resumo

Este artigo pretende traçar uma análise do documentário A Classe Roceira (direção de Berenice Mendes, 1985) em paralelo com a história do movimento pela Reforma Agrária no estado do Paraná. Para tanto, recorremos à seleção de elementos diversos da narrativa proposta pela diretora, que relacionam-se a fim de criar um sentido polí­tico para a obra em questão, uma vez que o documentário foi realizado a partir de um contato direto com os camponeses sem-terra em seus acampamentos e atos públicos, mesclando registros de observação do cotidiano e de entrevistas. Recorremos a uma bibliografia sobre Reforma Agrária a fim de compreender não apenas o contexto de realização da obra, mas também identificando-a como uma fonte audiovisual rica para a compreensão da história da luta pela democratização do acesso à terra no Brasil. Consideramos que as fontes audiovisuais não devem ser entendias apenas como ilustração ou confirmação para outras fontes históricas tradicionais, mas como elementos dotados de historicidade própria.


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Biografia do Autor

Luciane Carvalho, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Paraná. Pesquisa sobre a Cinemateca de Curitiba e o Cinema Paranaense.

Currí­culo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7195332085011333

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Publicado

28-10-2020

Como Citar

Carvalho, L. (2020). A Classe Roceira (Berenice Mendes, 1985): imagens da luta pela reforma agrária no Paraná. O Mosaico, 12(2). https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3671