Tragédia e espectador: um estudo a partir da visão de Nietzsche sobre a relevância da dramaturgia trágica sofocliana para o espectador grego

Autores

  • Letícia Merlo Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) - Campus Curitiba II / Faculdade de Artes do Paraná (FAP)
  • Angelo José Sangiovanni Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) - Campus Curitiba II / Faculdade de Artes do Paraná (FAP)

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3600

Resumo

Este artigo busca compreender como ocorria a relação entre o espectador grego e a tragédia, manifestação artí­stica que tem sua complexidade na forma como ela é escrita e encenada, nos elementos que compõem a cena, no modo como é projetada a construção do espaço cênico e, também, na relação com a sociedade grega da época. O trabalho tem como referência principal as concepções de Nietzsche acerca do tema, a partir dos livros O Nascimento da Tragédia ou Helenismo e Pessimismo e Introdução à Tragédia de Sófocles. Para realizar o estudo entre a relação espectador-tragédia esse estudo buscou, a priori, entender como a tragédia grega se constituí­a em forma de tragédia, para depois pensar sobre como ocorria o ví­nculo entre essas duas partes fundamentais do teatro. Além disso, essa pesquisa dialoga com a tragédia de Sófocles, essencialmente com o texto Édipo Rei, no qual estão presentes questões de concepção dramatúrgica importantes para o entendimento da tragédia. Dessa forma, essa pesquisa pretende investigar qual é e como ocorre a conexão entre esses dois núcleos para, posteriormente, refletir sobre a importância da tragédia para o espectador grego antigo. Para tanto, foram utilizados mecanismos de leituras, análises e produção textual sobre o tema proposto e seus resultados, com o intuito de que eles auxiliem os leitores da área das artes e demais áreas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Merlo, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) - Campus Curitiba II / Faculdade de Artes do Paraná (FAP)

Letí­cia Merlo é graduanda de Licenciatura em Teatro pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar) - Campus Curitiba II / Faculdade de Artes do Paraná (FAP). É atriz pela companhia de teatro independente Loucas ColetivAs e membro do grupo de pesquisa e experimentações em intervenções urbanas em arte - quandonde.

Angelo José Sangiovanni, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) - Campus Curitiba II / Faculdade de Artes do Paraná (FAP)

Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Professor do Curso de
Licenciatura em Teatro da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) - Campus Curitiba II /
Faculdade de Artes do Paraná (FAP). Membro do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Artes
(GIPA).

Downloads

Publicado

28-10-2020

Como Citar

Merlo, L., & Sangiovanni, A. J. (2020). Tragédia e espectador: um estudo a partir da visão de Nietzsche sobre a relevância da dramaturgia trágica sofocliana para o espectador grego. O Mosaico, 12(2). https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3600