ARTE CONTEMPORÂNEA E O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS-BRINQUEDOS: UMA VIVÊNCIA COM OS (IN)UTENSÍLIOS DE HÉLIO LEITES NO ENSINO DE ARTES VISUAIS

Autores

  • Thalia Mendes Mendes Rocha UEM
  • Regina Ridão Ridão Ribeiro dePaula UEM
  • João Paulo Paulo Baliscei UEM

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3527

Resumo

RESUMO: Quais possibilidades podem ser proporcionadas ao aliar o ensino de Arte Contemporânea à utilização de recursos didáticos-brinquedos? Essas possibilidades podem favorecer o Ensino de Artes Visuais para que crianças brinquem com Arte Contemporânea? Nesta reflexão, temos como objetivo levantar possibilidades que possam potencializar o Ensino de Artes Visuais, e, para tanto, baseamo-nos em uma experiência vivenciada no Estágio Supervisionado, no terceiro ano de um curso de licenciatura em Artes Visuais. Nela, realizamos uma intervenção pedagógica que teve como referência as produções do artista paranaense e contemporâneo Hélio Leites. Os recursos didáticos-brinquedos que envolveram o ensino de Arte Contemporânea foram desenvolvidos e explorados junto a um projeto que oferece educação social para crianças e adolescentes em contra turno escolar, em uma cidade paranaense. Levamos em conta os pressupostos teóricos e metodológicos dos Estudos da Cultura Visual e do ensino de Arte Contemporânea. Como resultado, fizemos apontamentos a respeito dos processos de criação artí­stica que orientaram a elaboração de oito recursos didáticos-brinquedos, e valorizamos a intencionalidade educativa que atravessa a ação docente. Além disso destacamos a potencialidade e necessidade de se pensar a Arte na Contemporaneidade com crianças, tendo em vista as técnicas, temas e peculiaridades dessas produções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thalia Mendes Mendes Rocha, UEM

Discente do curso de Licenciatura em Artes Visuais na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientí­fica - PIBIC/CNPq. Participa do grupo de pesquisa em Arte, Educação e Imagens (ARTEI)

Regina Ridão Ridão Ribeiro dePaula, UEM

Graduanda do quarto ano de Artes Visuais da Universidade Estadual de Maringá - UEM, participa do Grupo de Pesquisa em Arte, Educação e Imagens, o ARTEI. Atualmente desenvolve um Projeto de Iniciação Cientí­fica - PIC: intitulado ?Para que bebês brinquem com Arte: Processo Criativo e elaboração de Recursos Didáticos para o ensino de Arte na Educação Infantil

João Paulo Paulo Baliscei, UEM

Doutor em Educação (2018) pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Maringá com estudos na Facultad de Bellas Artes/ Universitat de Barcelona, Espanha. Mestre em Educação (2014) pela Universidade Estadual de Maringá; Especialista em Arte-Educação (2010) e Educação Especial (2011) pelo Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação; e Graduado em Artes Visuais pelo Centro Universitário de Maringá (2009). É professor no curso de Artes Visuais na Universidade Estadual de Maringá e coordenador do Grupo de Pesquisa em Arte, Educação e Imagens - ARTEI. Desenvolve pesquisas sobre Educação, Arte/ Ensino de Arte; Estudos Culturais; Estudos da Cultura Visual; Visualidades; Gênero e Masculinidades

Downloads

Publicado

28-10-2020

Como Citar

Mendes Rocha, T. M., Ridão Ribeiro dePaula, R. R., & Baliscei, J. P. P. (2020). ARTE CONTEMPORÂNEA E O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS-BRINQUEDOS: UMA VIVÊNCIA COM OS (IN)UTENSÍLIOS DE HÉLIO LEITES NO ENSINO DE ARTES VISUAIS. O Mosaico, 12(2). https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3527