O CORPO E SUA AUSÊNCIA NA VIDEOVIGILÂNCIA

Autores

  • Livia Zafanelli Universidade Estadual do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3511

Resumo

O presente artigo tem como foco a reflexão e compartilhamento de algumas de minhas práticas de criação dentro do campo da arte, com o objetivo dividir experimentações relativas a parte de meu trabalho prático como aluna regular da Linha de Pesquisa de Processos de Criação no Cinema e nas Artes do Ví­deo do Programa de Mestrado em Cinema e Artes do Ví­deo da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR - Campus II). O texto é derivado de uma das investigações propostas no meu projeto de pesquisa sobre violência e vigilância, que busca investigar e compreender melhor de que formas o corpo se apresenta (ou não) para estas câmeras e como nós os percebemos ao consumir estes conteúdos. Aspectos da videovigilância, da violência e do corpo e sua ausência nos registros de câmeras públicas de vigilância são analisados sob a ótica de meu processo criativo artí­stico, com base principal nos textos e estudos dos filósofos Lars Svendsen e Edmund Burke.

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Biografia do Autor

Livia Zafanelli, Universidade Estadual do Paraná

Artista visual, mestranda no Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do Ví­deo pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), especialista em Poéticas Visuais pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) e membro do Grupo de Pesquisa Kinedária (UNESPAR/CNPq)

http://lattes.cnpq.br/2742303983829471

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Publicado

28-10-2020

Como Citar

Zafanelli, L. (2020). O CORPO E SUA AUSÊNCIA NA VIDEOVIGILÂNCIA. O Mosaico, 12(2). https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3511