Compreensões sobre divulgação científica e o papel formativo do projeto de extensão Sporum segundo seus integrantes

Autores

  • Otávio da Silva Custódio Universidade Federal de Santa Catarina
  • Adriana Mohr Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594373.2022.24.02.4683

Resumo

Nota-se a escassez de pesquisas que investiguem sobre como jovens divulgadores consideram sua participação em projetos de divulgação da ciência e quais são suas compreensões sobre esse tipo de divulgação. Neste sentido, esta investigação objetivou identificar e analisar o papel formativo do projeto de divulgação cientí­fica Nome (PET-Biologia-Instituição) segundo ativos e ex-integrantes do projeto e suas compreensões sobre divulgação cientí­fica. Os dados foram colhidos através de questionários com dezesseis sujeitos. Para a análise dos dados obtidos, foi utilizada a análise textual discursiva. Como resultado, os sujeitos pesquisados consideram que o projeto: os permitiu aperfeiçoar suas formas de comunicação, ampliou seus conhecimentos e contribuiu para o desenvolvimento de habilidades relativas à alteridade. Conceituam divulgação cientí­fica desde transmissão de conhecimentos cientí­ficos até veiculação de aspectos relativos à natureza da ciência. A importância da divulgação cientí­fica é justificada por fornecer informações para a população e contribuir para a emancipação do pensamento. Discute-se implicações destas atividades para a formação dos graduandos em Ciências Biológicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBAGLI, S. Divulgação cientí­fica: informação cientí­fica para a cidadania? Ciência da Informação, v. 25, n. 3, p. 396-404, 1996. Disponí­vel em: <http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/639/643>. Acesso em: 27 de mar. 2021.

AUTHIER-REVUZ, J. A encenação da comunicação no discurso de divulgação cientí­fica. In: AUTHIER-REVUZ, J. Palavras incertas: as não-coincidências do dizer. Campinas-SP: Editora da Unicamp, p. 107-129, 1998.

BASTOS, W.G.; FILHO, L.A.C.R.; JUNIOR, A.A.P.; PEREIRA, M.V. A produção de ví­deo por alunos da Licenciatura em Biologia e sua recepção por alunos do ensino médio. In: Anais do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, íguas de Lindóia-SP, 2015. Disponí­vel em: <http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/resumos/R1791-1.PDF>. Acesso em: 19 mar. 2021.

BRASIL. Portaria nº 976, de 27 de julho de 2010. Diário Oficial da União, Brasí­lia-DF, 28 julho 2010. Seção I, p. 103 e 104. Disponí­vel em: <https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=28/07/2010&jornal=1&pagina=103&totalArquivos=232>. Acesso em: 22 abr. 2021.

BUENO, W.C. Jornalismo cientí­fico: conceitos e funções. Ciência e Cultura. V. 37, n. 9, p. 1420-1427, 1985. Disponí­vel em: <http://biopibid.ccb.ufsc.br/files/2013/12/Jornalismo-cient%C3%ADfico-conceito-e-fun%C3%A7%C3%A3o.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2021.

CALDAS, G. Comunicação, educação e cidadania: o papel do jornalismo cientí­fico. In: GUIMARíES, E. (Org.). Produção e circulação do conhecimento: Polí­tica, Ciência, Divulgação. Vol. II. Campinas-SP: Pontes Editores, p. 73-80, 2003.

CALDAS, G. Mí­dia, educação cientí­fica e cidadania: a experiência das revistas Eureca e ABC das íguas. In: PINTO, G.A. (Org.). Divulgação Cientí­fica e Práticas Educativas. 1 edição. Curitiba-PR: Editora CRV, p. 149-166, 2010.

CALDAS, G.; MACEDO, M. A formação de jornalistas cientí­ficos no Brasil. Experiências em Jornalismo Cientí­fico. Pesquisa FAPESP. Edição Especial, p. 6-7, outubro de 1999. Disponí­vel em: <http://revistapesquisa.fapesp.br/wp-content/uploads/1999/10/06.pdf?d1f7b8>. Acesso 15 de abr. de 2021.

CANDOTTI, E. Ciência na educação popular. In: MASSARANI, L.; MOREIRA, I.C.; BRITO, F. (Orgs.). Ciência e público: caminhos da divulgação cientí­fica no Brasil. Rio de Janeiro-RJ: Casa da Ciência, Editora da UFRJ, p. 15-23, 2002.

AUTOR. 2011.

AUTOR. 2017..

DAMASIO, F.; ALLAIN, O.; RODRIGUES, A.A. Clube de astronomia de Araranguá: a formação de professores de ciências como divulgadores cientí­ficos. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia – RELEA. N. 14, p. 65-77, 2013. Disponí­vel em: <http://www.relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/7/3>. Acesso em: 20 mar. 2021.

DINIZ-PEREIRA, J.E. O que professores de licenciatura pensam sobre ensino? In: DINIZ-PEREIRA, J.E. Formação de professores: pesquisas, representações e poder. Belo Horizonte-MG: Autêntica, p. 115-135, 2000.

AUTORES. 2007.

IANINI, A.M.; FARES, D.C.; BIZERRA, A.; MARANDINO, M. Pesquisa em divulgação cientí­fica: um levantamento de referenciais teóricos nacionais. In: Anais do VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis-SC, 2007. Disponí­vel em: <http://www.geenf.fe.usp.br/v2/wp-content/uploads/2012/10/Divulg_cient_teorico_2007.pdf>. Acesso em: 20 mar. 2021.

ISZLAJI, C.; NOVO, J.Q.; MARTINS, L.C.; MARANDINO, M. Formando jovens divulgadores da ciência, ações de alfabetização e divulgação cientí­fica. Revista da SBEnbio. V Enebio e II Erebio Regional 1. N. 7, 2014.

Disponí­vel em: <http://www.geenf.fe.usp.br/v2/wp-content/uploads/2015/08/revista-senbio-martha-cynthia.pdf>. Acesso em: 20 mar. 2018.

GOULART, N.; GOIS, J. Clube de Ciências: Mulheres que fazem Ciências - análise de percepções e reconhecimento do universo cientí­fico. In: Anais do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, íguas de Lindóia-SP, 2015. Disponí­vel em: <http://www.xenpec.com.br/anais2015/resumos/R0536-1.PDF>. Acesso em: 27 mar. 2021.

KRASILCHIK, M.; MARANDINO, M. Ensino de Ciências e Cidadania. 2 ed. São Paulo-SP: Editora Moderna, 2007.

LUPETTI, K.O.; ZUIN, V.G. Ambientalização em um espaço não-formal de ensino: núcleo Ouroboros de divulgação cientí­fica. In: Anais do VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis-SC, 2009. Disponí­vel em: <http://www.fep.if.usp.br/~profis/arquivos/viienpec/VII%20ENPEC%20-%202009/www.foco.fae.ufmg.br/cd/pdfs/1377.pdf>. Acesso em: 17 mar. 2021.

MACEDO, M. Da informação í formação: constituindo um jornalista cientí­fico. In: LOTH, Moacir (Org). 6º Congresso Brasileiro de Jornalismo Cientí­fico. Florianópolis-SC: Universidade Federal de Santa Catarina, p. 39-44, 2001.

MANCUSO, R.; LIMA, V.M.R.; BANDEIRA, V.A. Clubes de Ciências: criação, funcionamento, dinamização. Porto Alegre: SE/CECIRS, 1996.

MARANDINO, M. A prática de ensino nas licenciaturas e a pesquisa em ensino de ciências: perguntas atuais. Caderno Brasileiro de Ensino de Fí­sica, v. 20, n. 2, p. 168-193, 2003a. Disponí­vel em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6544/6034>. Acesso em: 3 abr. 2021.

MARANDINO, M; SILVEIRA, R.V.M.; CHELINI, M.J.; FERNANDES, A.B.; RACHID, V.; MARTINS, L.C.; LOURENÇO, M.F.; FERNANDES, J.A.; FLORENTINO, H.A. A educação não formal e a divulgação cientí­fica: o que pensa quem faz? In: Anais do IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Bauru-SP, 2003b. Disponí­vel em: <http://abrapecnet.org.br/enpec/iv-enpec/orais/ORAL009.pdf>. Acesso em: 3 abr. 2021.

MARANDINO, M. (Org.); BIZERRA, A.F.; NAVAS, A.M.; FARES, D.C.; STANDERSKI, L.; MONACO, L.M.; MARTINS, L.C.; SOUZA, M.P.C.; GARCIA, V.A.R. Educação em museus: a mediação em foco. 1 ed. São Paulo: Geenf/FEUSP, 2008.

MINAYO, M.C.S. O desafio do conhecimento: Pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo-SP: Hucitec, 1993.

MINAYO, M.C.S. (Org.); DESLANDES, S.F.; GOMES, R. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 31 Ed. Petrópolis-RJ: Editora Vozes, 2012.

MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, Bauru, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003.

MORAES, R.; GALIAZZI, M.C. Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação, Bauru, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006. Disponí­vel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132006000100009>. Acesso em 05/05/2017.

MOREIRA, I.C.; MASSARANI, L. Aspectos históricos da divulgação cientí­fica no Brasil. In: MASSARANI, L.; MOREIRA, I.C.; BRITO, F. (Orgs.). Ciência e público: caminhos da divulgação cientí­fica no Brasil. Rio de Janeiro-RJ: Casa da Ciência, Editora da UFRJ, p. 43-64, 2002.

MUELLER, S.P.M.; CARIBÉ, R.C.V. Comunicação cientí­fica para o público leigo: breve histórico. Informação & Informação, Londrina-PR, v. 15, n. 1, p. 13-30, 2010. Disponí­vel em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/viewFile/6160/6780>. Acesso em: 27 mar. 2018.

NASCIMENTO, T.G. Leituras de divulgação cientí­fica na formação inicial de professores de ciências. 2008. 376 f. Tese (Doutorado em Educação Cientí­fica e Tecnológica). Programa de Pós-Graduação em Educação Cientí­fica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis-SC, 2008.

NASCIMENTO, T.G.; JÚNIOR, M.F.R. A produção sobre divulgação cientí­fica na área de educação em ciências: referenciais teóricos e principais temáticas. Investigações em Ensino de Ciências, vol. 15, n. 1, p. 97-120, 2010. Disponí­vel em: <https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/317/204>. Acesso em: 25 mai. 2018.

PEREIRA, G.R.; SILVA, G.V.; SILVA, C.M.G. A experiência da elaboração de uma exposição de divulgação cientí­fica por discentes do curso superior de produção cultural. In: Anais do VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis-SC, 2009. Disponí­vel em: <http://www.fep.if.usp.br/~profis/arquivos/viienpec/VII%20ENPEC%20-%202009/www.foco.fae.ufmg.br/cd/pdfs/1013.pdf>. Acesso: em 18 mar. 2018.

RIBEIRO, K.K.; SGARBI, A.D. Cineclube na perspectiva CTS: uma proposta de Alfabetização Cientí­fica analisada í luz da Teoria da Complexidade. In: Anais do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, íguas de Lindóia-SP, 2013. Disponí­vel em: <http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/ixenpec/atas/resumos/R1577-1.pdf>. Acesso em: 19 mar. 2018.

ROSA, M.G.O.; AQUIJE, G.M.F.V; MOTTA, L.C. Popularizando a ciência por meio do Cineclube "Gramsci-da Escola ao Cinema". Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, v. 1, n. 2, 2014. Disponí­vel em: <https://www.academia.edu/24256906/Popularizando_a_Ci%C3%AAncia_Por_Meio_Do_Cineclube_Gramsci_-_Da_Escola_Ao_Cinema_>. Acesso em: 19 mar. 2018.

ROSSI, A.V.; PALHARINI, L.; ARAGíO, T.Z.B.; TOLEDO, F.S. A contribuição do envolvimento em atividades de divulgação cientí­fica na formação de graduandos e na percepção cientí­fica de jovens em risco social. In: Anais do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Campinas-SP, 2011. Disponí­vel em: <http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R1031-1.html>. Acesso em: 19 mar. 2018.

SILVA, H.C. O que é divulgação cientí­fica? Ciência & Ensino, v. 1, n. 1, p. 53-59, 2006. Disponí­vel em: <http://prc.ifsp.edu.br/ojs/index.php/cienciaeensino/article/view/39/98>. Acesso em: 14 jan. 2018.

INSTITUIÇíO. 2005.

VALÉRIO, M.; BAZZO, W.A. O papel da divulgação cientí­fica em nossa sociedade de risco: em prol de uma nova ordem de relações entre ciência, tecnologia e sociedade. In: Anais do XXXIII Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia, Campina Grande-PB, 2005. Disponí­vel em: <http://revista.educacao.ws/revista/index.php/abenge/article/view/34/16>. Acesso em: 14 jan.2018.

VIEIRA, C.L. Pequeno Manual de Divulgação Cientí­fica: dicas para cientistas e divulgadores de ciência. São Paulo-SP: CCS/USP, 48 p., 1998.

VOGT, C. Divulgação e cultura cientí­fica. ComCiência: Revista Eletrônica de Jornalismo Cientí­fico. Entrevista concedida a Nereide Cerqueira e Marta Kanashiro. 10 de julho de 2008. Disponí­vel em: <http://www.comciencia.br/comciencia/handler.php?section=8&edicao=37&id=436>. Acesso em: 14 fev. 2018.

ZAMBONI, L.M.S. Heterogeneidade e Subjetividade no Discurso da Divulgação Cientí­fica. 1997. 211 f. Tese (Doutorado em Linguí­stica). Programa de Pós-Graduação em Linguí­stica, Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas-SP, 1997.

______. Cientistas, jornalistas e a divulgação cientí­fica: subjetividade e heterogeneidade no discurso da divulgação cientí­fica. Campinas-SP: Autores Associados, 2001.

Downloads

Publicado

05-10-2022