Princípios da iniciação científica em sequencia didática de Ecologia: um estudo de caso com estudantes de graduação em Ciências Biológicas

Autores

  • Ana Carolina de Deus Bueno Krawczyk Universidade Estadual do Paraná, campus de União da Vitória
  • Marcos Otávio Ribeiro Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) campus União da Vitória-PR
  • Rogério Antonio Krupek Universidade Estadual do Paraná, campus de União da Vitória
  • Beatriz Wierzbicki Universidade Estadual do Paraná, campus de União da Vitória
  • Luana Costa Universidade Estadual do Paraná, campus de União da Vitória

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594373.2023.25.02.7937

Resumo

Ciência é uma atividade que tem como proposta buscar de forma consistente e pragmática a elaboração de teses fundamentadas e explicativas sobre diversos mecanismos da natureza/sociedade. Para que a ciência seja aplicada e depois compreendida, é necessário lançar mão de diversas ferramentas que auxiliam nesse processo. Uma dessas ferramentas é a criação de metodologias ativas que podem ser mediadores e facilitadores no processo ensino-aprendizagem. Dito isso, o presente estudo teve como objetivo e proposta avaliar o grau de compreensão e entendimento de um grupo de alunos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas dentro da temática conceitual em Ecologia. Para tal, foram selecionados 14 alunos,  inicialmente inseridos em aulas com abordagens expositivas e dialogadas sobre o tema “Interações Ecológicas”. Após a finalização das aulas, aplicou-se um questionário online elaborado com cinco questões de múltipla escolha que versavam sobre o tema trabalhado durante as aulas. Subsequentemente, foi proposto aos estudantes o desenvolvimento de um experimento replicando possíveis interações ecológicas, objetivando observar na prática os eventos de competição e predação. Após a realização do experimento e observação dos alunos, foi aplicado o mesmo questionário utilizado anteriormente ao início do experimento. Nossos resultados apontaram que houve aumento de acertos no questionário após a realização do experimento, sendo que em termos gerais os acertos do pré-teste foram de 61,4% e no pós-teste, 67,1%. Os resultados majoritários apontados neste estudo demonstraram que, a prática em laboratório, utilizando a modalidade de delineamento experimental e abordagem problematizadora, teve papel agregador e de consolidação do conhecimento prévio estabelecido nas aulas teóricas. Esses resultados também reforçam a hipótese de que aulas interativas como metodologias ativas, associadas à contextualização observacional, podem desempenhar papel fundamental no processo ensino aprendizagem

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Biografia do Autor

Marcos Otávio Ribeiro, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) campus União da Vitória-PR

Graduado em Ciências Biológicas (UNESPAR) campus União da Vitória-PR. Mestrado em Biologia Celular e molecular (UEM). Doutorado em Biologia Celular e Molecular. Docente na Universidade Estadual do Paraná e desenvolve pesquisas nas áreas de citogenética de peixes e piscicultura.

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Publicado

01-12-2023