Clube de Ciências Unespar e a formação inicial de professores de Ciências, Biologia e Química

Autores

  • Cassiano Vicente de Lima
  • Emerson Ricardo dos Santos
  • Jessica Maria Moura dos Santos
  • Vanessa Klobukoski
  • Stephany Paula Gryczak
  • Patrícia Barbosa
  • Rafael Bueno Noleto
  • Larissa Romanello

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594373.2022.24.01.4127

Resumo

A formação inicial de professores é um processo que deve garantir uma preparação de qualidade para garantir que estes profissionais estejam aptos a encarar os desafios recorrentes à docência. Nessa perspectiva, a formação restrita apenas aos cursos de licenciatura e os curtos estágios para prática docente nem sempre são suficientes para preparação adequada. Nesse sentido, faz-se necessário recorrer à alternativas para complementação da formação e prática. Como alternativa apresentam-se os projetos de extensão, que possibilitam aos acadêmicos o desenvolvimento de habilidades que vinculam o ensino e a pesquisa com a prática através do contato direto com outros setores da sociedade. Este trabalho apresenta a reflexão sobre as experiências de acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Quí­mica, da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR campus União da Vitória, participantes do projeto de extensão "Clube de Ciências UNESPAR" no perí­odo de fevereiro de 2018 a novembro de 2019. O objetivo do projeto foi aproximar os alunos das escolas públicas do municí­pio e região do ambiente universitário promovendo a democratização do conhecimento. Além disso, oportunizar aos acadêmicos a complementação da prática docente através da elaboração e promoção das oficinas com os alunos participantes, promovendo o protagonismo estudantil e o desenvolvimento de habilidades como liderança, segurança, facilidade de trabalho em grupo, criatividade e dinamismo.

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Publicado

30-06-2022