Uma proposta para o ensino de equações do primeiro grau por meio do Jogo Igisoro

Autores

  • Isane Maria Wowcsuk Marques
  • Élida Maiara Velozo de Castro

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594373.2020.22.01.3344

Resumo

Ao reconhecermos que a aprendizagem do conteúdo de equações do primeiro grau pode ser considerada base para a compreensão de conceitos algébricos e, ao mesmo tempo, um conteúdo que os alunos apresentam dificuldade de aprendizagem, entendemos que a Metodologia Jogos pode ser uma alternativa eficiente para o ensino de tal conteúdo. Neste sentido, no presente estudo, resultado de um trabalho de conclusão de curso, temos por objetivo apresentar uma proposta de ensino utilizando o Jogo Igisoro, da famí­lia Mancala, como sugestão para explorar possibilidades de ensino do conteúdo de equações do primeiro grau. Esperamos que esta proposta possa constituir-se de um material auxiliar para o ensino de conceitos de equações do primeiro grau. Ainda, que possibilite trabalhar com outras aprendizagens tais como: a convivência, a interação, a competição saudável, o raciocí­nio lógico e aspectos da cultura afro-brasileira e africana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

04-08-2020