O ensino de Geografia no cotidiano escolar: percalços e resistências na prática pedagógica dos professores de Geografia na rede pública de ensino do Gama-DF.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594373.2018.20.01.2131

Resumo

O artigo visa identificar práticas pedagógicas dos professores de Geografia que contribuam na construção do raciocí­nio geográfico na Escola A, instituição pública de ensino, da rede pública na Região Administrativa do Gama-DF. Utilizou-se a abordagem qualitativa, pois as práticas pedagógicas em sala de aula envolvem questões estruturais e subjetivas. Dessa forma, essa permite articular diferentes epistemologias e procedimentos. O trabalho se divide em quatro momentos: estado da arte, metodologia, discussões dos resultados e considerações finais. No primeiro momento, levanta-se a discussão teórica relacionada a procedimentos teórico-metodológicos que podem ser utilizados na construção dos conhecimentos geográficos no ensino de Geografia. No segundo momento, elenca-se caminhos metodológicos que foram utilizados na pesquisa como pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Na pesquisa bibliográfica foram feitos levantamentos teóricos sobre o ensino da Geografia; em campo foram realizadas entrevistas e registro fotográfico. No terceiro momento, realizou-se discussões dos resultados encontrados. Esses mostraram mudanças em curso nas práticas de ensino da Geografia no processo de construção de seus conhecimentos. Dentre dessas, identificou a utilização de metodologias como de pinturas, de desenhos, de teatro, de dança, de música, e de projetos pedagógicos. Além disso, revelou-se a necessidade de fortalecimento da formação de professores de Geografia, tanto à inicial quanto a continuada, bem como da melhoria nas condições de infraestrutura. Portanto, por meio de procedimentos teórico-metodológicos diferentes têm acarretado em alternativas para o desenvolvimento do raciocí­nio geográfico na instituição de ensino estudada. Dessa forma, o estudo mostrou muitos percalços, mas também que os professores da Escola A, mesmo de maneira ainda particular e com suas limitações, têm conseguido desenvolver a construção do raciocí­nio geográfico em sua prática pedagógica cotidiana.

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Biografia do Autor

Daniel Rodrigues Silva Luz Neto, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA-UNB

MESTRANDO EM GEOGRAFIA PELA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA.

Pesquisador no grupo Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores em Geografia-Geaf (UnB).

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Publicado

07-02-2019