Avaliação de identidade, pureza e metais em óleos essenciais de Melaleuca alternifolia Cheel (Melaleuca), Mentha x piperita L. (Hortelã pimenta) e Rosmarinus officinalis L. (Alecrim)

Autores

  • Deise Borchhardt Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR
  • Cleide Salete Sarturi

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594373.2017.19.02.1871

Resumo

A adulteração e/ou falsificação de óleos essenciais datam de um longo tempo devido ao demorado processo e custo para a obtenção de diferentes óleos essenciais puros. Neste trabalho foram aplicados testes para a verificação da qualidade dos óleos de: Melaleuca alternifolia Cheel (melaleuca), Mentha x piperita L. (hortelã pimenta) e Rosmarinus officinalis L. (alecrim), sendo nove amostras de três marcas diferentes (A, B e F). O primeiro estudo foi a respeito do rótulo dos frascos, os testes para cor, odor e estado fí­sico se encontraram nos padrões. Os óleos que se apresentaram fora dos valores padrões de rotação ótica e resí­duo de evaporação foram o óleo de Rosmarinus officinalis L. (alecrim) das marcas F e B, respectivamente, sendo assim os mesmos são indicados como prováveis produtos com adulterações e/ou falsificações. Realizou-se também análise de metais chumbo, cobalto, ní­quel e ferro presentes nas amostras de óleo. Para chumbo não houve a detecção de nenhuma quantidade presente nas amostras, o que se torna um bom resultado para a saúde dos consumidores, o cobalto foi encontrado no óleo de hortelã pimenta, o ní­quel foi determinado para todas as amostras assim como o ferro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deise Borchhardt, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

Professora Adjunto B da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) - campus União da Vitória. Possui graduação em Quí­mica Licenciatura (2000), mestrado (2003) e doutorado (2007) em Quí­mica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e pós-doutorado (2010) pela Universidade de São Paulo (USP) - campus São Carlos. Estágio de pós-doutorado na University of North Carolina - Chapel Hill, EUA (2009-2010). Tem experiência na área de Quí­mica, com ênfase em Sí­ntese Orgânica, Quí­mica Medicinal e Ensino de Quí­mica.

Cleide Salete Sarturi

Formada em Curso Técnico em Análises Quí­micas, pelo Centro Brasileiro de Educação Técnica e Profissional - CEBREP - Porto União/SC (2012). Graduação em Licenciatura Plena em Quí­mica, pela UNESPAR - Campus de União da Vitória: Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras (2013). Possui experiência na área de docência em Quí­mica pela atuação em subprojetos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação í  Docência - PIBID. Realizou pesquisa na área de avaliação da identidade e pureza de óleos essenciais. Atua como Quí­mica Responsável, executando análises fí­sico-quí­micas e microbiológicas da água no Laboratório de Águas da UNESPAR - Campus de União da Vitória.

Downloads

Publicado

16-05-2018