Atuação do projeto "Rede de dinamização das feiras da agricultura familiar – REDIfeira" na região do PROAMUSEP

Autores

  • Aldeir Isael Faxina Barros Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Ednaldo Michellon Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Tiago Ribeiro da Costa Universidade Estadual de Maringá – UEM

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594373.2017.19.01.1568

Resumo

Resumo: o Projeto Rede de Dinamização das Feiras da Agricultura Familiar – REDIfeira é integrante do Programa de Extensão Universitária – Universidade Sem Fronteiras, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) do governo do Estado do Paraná, que tem por objetivo dinamizar a produção e a comercialização dos produtos da Agricultura Familiar na Região de atuação do Programa de Desenvolvimento da Associação dos municí­pios do Setentrião Paranaense – PROAMUSEP. Esse trabalho foi realizado por meio de ações de acompanhamento das atividades dos agricultores/as familiares, no que tange a Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) para a produção e as atividades de comercialização nas Feiras dos Produtores. Com a utilização de pesquisas de campo realizadas nas feiras, tanto para os feirantes como para os consumidores, foram analisados os pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças da atividade, e a partir dessa análise SWOT, foram traçadas ações que busquem as superações e melhorias, visando à continuidade da realização da feira, como forma de garantir-se a geração de trabalho e renda e a consequente permanência no campo dos agricultores, com qualidade de vida. Desde 2007 o projeto coleciona inúmeras ações e resultados que impulsionam o desenvolvimento regional dos municí­pios em que atua, dentre os mais contundentes pode ser elencado o atendimento direto a 335 Agricultores Familiares, o levantamento realizado em 16 municí­pios da região do PROAMUSEP, a criação de Associações de Produtores, o fomento para a criação da primeira Feira de Produtos Orgânicos do Norte do Paraná – FEPORg, dentre outras inúmeras pontuações que objetivam o bem social dos envolvidos. Com a continuidade das ações, ao longo dos anos foram criadas bases para o desenvolvimento de centenas de pessoas, inclusive os atores ligados ao projeto, que passaram a se tornar protagonistas e modificadores do meio para o desenvolvimento sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ednaldo Michellon, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Departamento de Agronomia (DAG/UEM) e Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas (PCE/UEM)

Tiago Ribeiro da Costa, Universidade Estadual de Maringá – UEM

Departamento de Agronomia (DAG/UEM)

Referências

BIASI, C.A., Planejamento da Ação Pedagógica. Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural. Informativo nº. 006, Curitiba, 1991.

COSTA, T. R. et. al. 1ª Reunião de dinamização da feira do produtor e da agricultura familiar do municí­pio de Paiçandu – REDIfeira. (Projeto de Extensão Rural), Universidade Estadual de Maringá, 2006.

MICHELLON, E. Projeto de Extensão Rural. Maringá: UEM, 1991.

_____. SILVA, O. H. da. Extensão rural e inclusão social. III Fórum de Extensão e Cultura da UEM. Universidade e Sociedade, 20(supl.): Jul, 2005.

_____.et. al. Extensão rural e o desenvolvimento regional. IV Fórum de Extensão e Cultura da UEM: Perspectivas da Extensão Universitária e da Prestação de Serviços. Arq. Mudi; 10 (Supl. 1), 2006.

_____.Agricultura familiar, pluriatividade e o novo rural. Maringá: EaD/Cesumar, 2007a.

_____.et. al. Feira do Produtor e os entraves í sua organização e í comercialização: o caso de Paiçandu. In: Anais. XLV Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural. Londrina: Sober, 2007b.

_____.et. al. O Programa Cidadão Profissional no território do PRÓ-AMUSEP e o desenvolvimento regional. In. Anais. V Encontro Nacional de Economia Regional e Urbana. Recife: Enaber, 2007c.

______.et. al. Rede de Dinamização das Feiras da Agricultura Familiar – REDIfeira: uma alternativa para a inclusão socioeconômica das famí­lias rurais. In: Anais. XLVI Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural. Rio Branco: Sober, 2008.

WRIGHT, P.; MARK J. K.; PARNELL, J. Administração estratégica: conceitos. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

Consultas aos arquivos.

Rede de Dinamização das Feiras da Agricultura Familiar – REDIfeira. Disponí­vel em <http://www.redifeira.xpg.com.br/redifeira.html> Acesso em: 13 mar. 2017.

REDIfeira. Relatório de Execução do Projeto. Arquivos do REDIfeira, 2009.

REDIfeira. Relatório de Encerramento do Projeto. Arquivos do REDIfeira, 2010.

REDIfeira. Relatório Técnico – Financeiro de Encerramento. Arquivos do REDIfeira, 2016.

Downloads

Publicado

03-01-2018