O TEMPO EMOCIONAL E O TEMPO CRONOLÓGICO NOS ENCONTROS DE MUSICOTERAPIA COM IDOSAS INSTITUCIONALIZADAS

Autores

  • Laura Batista Bollini UNESPAR - Campus Curitiba II/FAP
  • Hermes Soares Santos Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE - Goiânia)

DOI:

https://doi.org/10.33871/2317417X.2020.12.1.3647

Resumo

Este trabalho trata-se de uma pesquisa de campo de caráter qualitativo e de ní­vel exploratório, sob o objetivo de investigar o que expressam idosas institucionalizadas, em interações verbais e musicais no decorrer de encontros de Musicoterapia, a respeito da dualidade entre o tempo emocional e o tempo cronológico. A pesquisa foi realizada em uma instituição de longa permanência feminina, na qual ocorreram seis intervenções grupais com idosas de idades entre 66 a 86 anos. Os encontros foram registrados por meio de gravações de áudios, relatórios descritivos e diário de campo. A análise dos dados se deu por meio da técnica de Análise Temática Dialógica. Foram construí­dos fluxogramas contendo as falas de destaque das participantes acerca do tempo emocional e do tempo cronológico. Na leitura dos dados, emergiram temas como a juventude, a famí­lia, o processo de envelhecimento e a música. AMusicoterapia se mostrou uma ferramenta facilitadora do acesso aos tempos emocional e cronológico da pessoa idosa, permitindo o resgate de memórias afetivas e valorização dos conteúdos emergentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laura Batista Bollini, UNESPAR - Campus Curitiba II/FAP

Graduanda do curso de Bacharelado em Musicoterapia da UNESPAR Campus de Curitiba II - Faculdade de Artes do Paraná.

Hermes Soares Santos, Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE - Goiânia)

Mestre em Música (EMAC-UFG), Bacharel em Musicoterapia (EMAC-UFG), Bacharel em Música (Música - UnB), Licenciado em Filosofia (PUC-Góias).

Referências

ARANTES, P. C. Kairós e Chronos: Origem, Significado e Uso. Revista Pandora Brasil, n. 69, 2015.

BARCELLOS, L. R. M. Etapas do Processo Musicoterapêutico ou Para uma Metodologia de Musicoterapia. In: Quaternos de Musicoterapia e Coda. Dallas: Barcelona Publishers, p. 157, 2016.

BENEVENUTI, C. B.; SOUZA, C. H. M.; MANHAES, F. C. Lições da escola da vida: o tempo, o sujeito e a literatura. Envelhecimento Humano Em Processo. Instituto Brasil Multicultural: Rio de Janeiro, 2018.

BORGES, F.; SILVA, C. Análise Temática Dialógica como Método de Análise de Dados Verbais em Pesquisas Qualitativas. Revista Linhas Crí­ticas, Brasí­lia, DF, v.23, n.51, p.245-267, 2017.

BRAVIN, M. V.; VAGETTI, G.; CUNHA, R. R. S. Musicoterapia e Doenças Degenerativas: Uma Revisão Integrativa. Trabalho de conclusão do curso de graduação de Bacharelado em Musicoterapia – UNESPAR – Campus de Curitiba II/FAP, 2018.

BRUSCIA, K. Definindo Musicoterapia. Barcelona Publishers, 2016.

DREHER, S.C.; KAPPKE, S.C.; ZANCHETTA, C. Musicoterapia e seus benefí­cios no trabalho com idosos. DREHER, S.C.; MAYER, G.C.T. (Org.) A Clí­nica na Musicoterapia: Avanços e Perspectivas. p. 9-20, São Leopoldo: EST, 2014.

FLICK, U. Pesquisa Qualitativa: Por que e como fazê-la. Introdução í Pesquisa Qualitativa. 3. ed. p. 20. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GIL, A. C. Pesquisa Social. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. p. 27. São Paulo: Atlas S.A., 2008.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATíSTICA (IBGE). Número de idosos cresce 18% em 5 anos e ultrapassa 30 milhões em 2017. Agência IBGE Notí­cias. Disponí­vel em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/20980-numero-de-idosos-cresce-18-em-5-anos-e-ultrapassa-30-milhoes-em-2017>. Acesso em: 10 de jun. 2019.

LURIA, A. R. Pensamento e Linguagem: as últimas conferências de Luria. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.

MACHADO, J. C. B. Doença de Alzheimer. Tratado de Geriatria e Gerontologia. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.

NETTO, M. P. Estudo da Velhice: Histórico, Definição do Campo e Termos Básicos. Tratado de Geriatria e Gerontologia. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.

RENNER, K. K.; BEYER, E. O tempo musical no tempo do sujeito: ouvindo os fazedores de música da idade madura. Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento, v. 11, p. 103-122. Porto Alegre, 2007.

SANTOS, G. L. Os Idosos e a Vivência do Tempo: Implicações nos Processos de Desenvolvimento. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, 11(2), p. 382-400. 2018.

SCHAPIRA, et al. El Trabajo Com Canciones. Musicoterapia: Abordaje Plurimodal. ADIM Ediciones, p. 159-161, 2007.

SILVA, L. R. Musicoterapia: A música como espaço-tempo relacional entre o sujeito e suas realidades. Revista do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Musicoterapia, p.27-37. Curitiba v.1, 2010.

ZANINI, C. R. O. Coro terapêutico - Um Olhar do Musicoterapeuta para o Idoso no Novo Milênio. Goiânia, 2002. Dissertação (Mestrado em Música). Universidade Federal de Goiás.

Downloads

Publicado

2021-02-17