Evidências das intervenções musicais para pessoas com o transtorno do espectro autista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/2317417X.2020.12.1.3532

Resumo

O presente artigo visa analisar os estudos que sustentam as intervenções musicais para pessoas com Transtorno do Espectro Autista presentes nos relatórios internacionais do National Professional Development Center on Autism Spectrum Disorder (NPDC, 2014) e do National Autism Center (NAC, 2015), comprometidos com a realização de metanálises a fim de averiguar intervenções baseadas em evidências para pessoas com esse diagnóstico. A metodologia, de cunho qualitativo e bibliográfico, compreendeu a análise descritiva das nove pesquisas sobre intervenções musicais agrupadas pelas duas principais agências internacionais que sintetizam as Práticas Baseadas em Evidências para identificar o ní­vel dessas evidências e como chegaram aos resultados reportados. Conclui-se que as intervenções musicais se constituem atualmente como práticas emergentes no tratamento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista, com dados promissores de sua efetividade. Ainda necessitam mais estudos com rigor metodológico, tanto estudos de caso quanto metanálises, maior número de participantes nas pesquisas e ampliação dos critérios utilizados incluindo publicações em outras lí­nguas, que não o inglês.

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Biografia do Autor

Daniele Pincolini Pendeza, Universidade Federal de Santa Maria

Bacharel em Canto e Licenciada em Música pela Universidade Federal de Santa Maria; especialista em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Católica Dom Bosco; especialista em educação na perspectiva do ensino estruturado para autistas pela Faculdade OPET; e especialista em Musicoterapia pela FAC e mestre em Educação pela UFSM na linha de pesquisa de Educação Especial. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6096753322897146

Carlo Schmidt, Universidade Federal de Santa Maria

Psicólogo, Mestrado e Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento (UFRGS, 2004/2008), Professor Associado da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Docente do depto de Educação Especial e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSM), Lí­der do grupo de pesquisa Educação Especial e Autismo (EdEA/CNPq). Lattes: http://lattes.cnpq.br/7185372980306847

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Publicado

2021-02-17