ERA UMA CASA BEM BAGUNÇADA"¦ UMA CANÇÃO DE UM GRUPO DE MULHERES RESIDENTES EM UM ABRIGO PARA VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Autores

  • Hermes Soares Santos UNESPAR CAMPUS CURITIBA II/FAP

DOI:

https://doi.org/10.33871/2317417X.2019.10.1.3152

Resumo

Este artigo apresenta um recorte da coleta de dados de uma pesquisa do mesmo autor intituladaContribuições da Musicoterapia Social e Comunitária no enfrentamento do sofrimento ético polí­tico de um grupo de mulheres ví­timas de violência doméstica.O objetivo deste recorte é mostrar como a construção de uma composição musical de um grupo de mulheres ví­timas de violência doméstica contribuiu para que suas reflexões sobre questões incômodas de seus relacionamentos no cotidiano da casa-abrigo no qual residem. Como forma de intervenção durante a coleta de dados deste recorte, foram utilizados durante as sessões as experiências musicais de Bruscia (2016): audição, recriação e composição musicais. A vertente teórica e prática utilizada para a práxis musicoterapêutica foi a Musicoterapia Social e Comunitária. Essa vertente compreende que a atuação do musicoterapeuta pode transpor o espaço clí­nico e tradicional, e alcançar limites mais amplos dentro do contexto social onde a influência desse contexto é marcante para os sujeitos inseridos nele. Este estudo revela como que o contexto da casa-abrigo com suas relações e regras influenciam diretamente no estado emocional dos sujeitos em questão e mostra a composição musical do como uma forma de enfrentamento desses aspectos a partir da reflexão dos sentidos e significados vinculados ao referido contexto.

Palavras-chave: Musicoterapia Social e Comunitária, sentidos e significados, contexto social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hermes Soares Santos, UNESPAR CAMPUS CURITIBA II/FAP

Sou mestre em Música (EMAC-UFG), bacharel em Musicoterapia (EMAC-UFG), bacharel em Música (Música - UnB), licenciado em Filosofia (PUC-Góias). Professor Assistente do Bacharelado em Musicoterapia da UNESPAR CAMPUS CURITIBA II/FAP

Referências

ARNDT, A. D.; CUNHA, R.; VOLPI, S. Aspectos da prática musicoterapêutica: Contexto Social e Comunitário em perspectiva. Psicologia e Sociedade. 28(2), p. 387-395, 2016. Disponí­vel em < http://www.scielo.br/pdf/psoc/v28n2/1807-0310-psoc-28-02-00387.pdf>. Acesso em 18 de novembro de 2019.

BRUSCIA, Kenneth. Definindo Musicoterapia. Tradução: Marcus Leopoldino. 3ª ed. Dallas: Barcelona Publishers, 2016.

CAMARGO, Denise de; MAHEIRIE, Kátia; WASLAWICK, Patrí­cia. Significados e Sentidos da Música: Uma Breve "Composição" a partir da Psicologia Histórico-Cultural. Psicologia em Estudo. Maringá, v. 12, n 1. Jan./apr. 2007. Disponí­vel em < http://www.scielo.br/pdf/pe/v12n1/v12n1a12>. Acesso em 18 de novembro de 2019.

CAVALCANTI, Vanessa R. S.; OLIVEIRA, Anna P. G. Violência Doméstica na Perspectiva de Gênero e Polí­ticas Públicas. Revista Brasileira de Crescimento Desenvolvimento Humano, 2007;17(1): p. 39-51.

CURTIS, S.L. Feminist Music Therapy: transforming theory, transforming lives. Feminist Perspectives in Music Therapy. Hadley, S. (org). Gilsum NH: Barcelona Publishers, 2006, p. 227-44.

KRENKEL, S.; MORÉ, C. L. O. O. Violência contra a Mulher, Casas-Abrigo e Redes Sociais: Revisão Sistemática da Literatura. Psicologia: Ciência e Profissão, 2017, v. 37, nËš 3, 770-783.

MARATOS, A. Whatever Next? Community Music Therapy for the Institution! In: ANSDELL, G.; PAVLICEVIC, M. Community Music Therapy. Jessica Kingsley Publishers, 2004.

Downloads

Publicado

2020-04-09