ORIENTAÇÃO E MOBILIDADE: a imagem corporal como pré-requisito

Autores

  • Carlos Mosquera UNESPAR - Campus FAP
  • Lorena Barolo Fernandes UNESPAR - Campus FAP
  • Marcos Grzelczak UNC - Universidade do Contestado
  • Mariana Arruda UNESPAR

DOI:

https://doi.org/10.33871/2317417X.2014.5.1.259

Resumo

Atualmente vivemos na expectativa de que a Inclusão se consolide como um momento histórico que favoreceu a sociedade a se tornar mais justa e democrática. O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma reflexão sobre as relações entre a Imagem Corporal (IC) e o aprendizado de Técnicas de Orientação e Mobilidade (OM) em crianças deficientes visuais, principalmente cegas, a partir de uma pesquisa do tipo bibliográfica. O texto foi baseado em artigos cientí­ficos, livros, sites especializados da internet e no acervo dos autores, em estudos que contemplavam as palavras "imagem corporal" e/ou "orientação e mobilidade" , haja vista que, os principais bancos de dados do paí­s, não continham referências com estes dois termos na busca. Para isso, optou-se por revisar alguns conceitos de IC, bem como apresentar algumas vivências práticas desta necessidade. Estes conceitos são fundamentais para o iní­cio da aprendizagem das técnicas de OM. Os conceitos revisados ajudam a esclarecer a importância de se estimular a criança cega a formar a imagem de si mesma o mais cedo possí­vel. Sem essas imagens mentais, o iní­cio do aprendizado das técnicas de OM na adolescência ou na fase mais jovem, torna-se difí­cil e compromete o acompanhamento de um planejamento em OM.

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Biografia do Autor

Carlos Mosquera, UNESPAR - Campus FAP

Carlos F. F. Mosquera é graduado em Educação Fí­sica e Fisioterapia, especialista em Educação Especial, doutor em Fisiologia do Exercí­cio, professor adjunto da UNESPAR. Curitiba, PR.

Lorena Barolo Fernandes, UNESPAR - Campus FAP

Lorena Barolo Fernandes é graduada em Artes Plásticas, doutora em Polí­ticas Públicas, professora
adjunta da UNESPAR, Curitiba, PR.

Marcos Grzelczak, UNC - Universidade do Contestado

Marcos T. Grzelczak é graduado em Educação Fí­sica e Fisioterapia, mestrando em Desenvolvimento
Regional, professor da Universidade do Contestado – UNC/SC.

Mariana Arruda, UNESPAR

Mariana L. Arruda é graduada em Musicoterapia, especialista em Neuropsicologia, e em Educação
Especial, professora da UNESPAR.

Publicado

2014-11-06

Edição

Seção

Artigos