Musicoterapia, Autismo e Son-Rise: um estudo exploratório através de entrevista

Autores

  • Alexandra Monticeli de Souza Ricardo Universidade Federal de Minas Gerais
  • Emily Hanna Pinheiro Ferreira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Marina Horta Freire Universidade Federal de Minas Gerais
  • Renato Tocantins Sampaio Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.33871/2317417X.2016.7.2.1753

Resumo

A Musicoterapia e o Programa Son-Rise são duas formas de intervenção que buscam o desenvolvimento e o alcance de uma melhor qualidade de vida para a pessoa com autismo. A utilização conjunta desses dois procedimentos poderia apresentar grandes resultados, mas investigações sobre a relação entre esses temas ainda são escassas na literatura. O presente estudo analí­tico de caráter exploratório investiga possí­veis interfaces entre a Musicoterapia e o Son-Rise, através da análise de conteúdo de entrevistas realizadas com uma musicoterapeuta que utiliza da abordagem Son-Rise e com pais de crianças com autismo atendidas pela musicoterapeuta. Com isso, o trabalho visa analisar o processo musicoterapêutico sendo aplicado juntamente com o método Son-Rise e avaliar o desenvolvimento dos pacientes ao longo do mesmo. Considera-se que, sendo a música e seus elementos importantes recursos para o estabelecimento de comunicação e interação com pessoas com autismo, o musicoterapeuta pode se beneficiar da abordagem Son-Rise para estabelecer iniciativas e relações no tratamento de pessoas com autismo, na busca de melhoras significativas em sua qualidade de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandra Monticeli de Souza Ricardo, Universidade Federal de Minas Gerais

Alexandra Monticeli de Souza Ricardo possui graduação em Música com Habilitação em Musicoterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Tem experiência na área de reabilitação motora, cognitiva e fí­sica, experiência com idosos, crianças com deficiência intelectual, experiência na área de Unidade de Cuidados Progressivos.

Emily Hanna Pinheiro Ferreira, Universidade Federal de Minas Gerais

Emily Hanna Pinheiro Ferreira possui graduação em Música com Habilitação em Musicoterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Tem experiência na área de reabilitação motora, cognitiva e fí­sica, experiência com idosos, crianças com deficiência intelectual, experiência na área de Unidade de Cuidados Progressivos.

Marina Horta Freire, Universidade Federal de Minas Gerais

Marina Horta Freire é musicoterapeuta, graduada pela Universidade de Ribeirão Preto em 2007, e mestre em Neurociências (linha de pesquisa Neuropsiquiatria clí­nica) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014). Atualmente é doutoranda em Música (linha de pesquisa Educação Musical) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Desde 2016 é professora assistente do departamento de Instrumentos e Canto da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, onde trabalha com ensino, pesquisa e extensão junto aos alunos do curso de Musicoterapia.

Renato Tocantins Sampaio, Universidade Federal de Minas Gerais

Renato Tocantins Sampaio possui graduação em Musicoterapia (1996) e em Educação Artí­stica - Licenciatura Plena em Música (1997), mestrado em Comunicação e Semiótica (2001) e doutorado em Neurociências (2015). É Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais, atuando na Graduação em Música, na Especialização em Neurociências e no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Música. Tem experiência na área de Musicoterapia, Neurociências e Arte-Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: prática clí­nica em musicoterapia, transtornos do desenvolvimento, educação musical e educação inclusiva.

Downloads

Publicado

2016-12-01

Edição

Seção

Artigos