DIRETRIZES GERAIS PARA O ESTUDO DA FILOSOFIA DA MÚSICA

Autores

  • João Baptista Penna de Carvalho Neto Universidade Estadual do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.33871/2317417X.2016.7.2.1665

Resumo

O presente artigo, sobre "Diretrizes Gerais para o estudo da Filosofia da Música" pretende sistematizar, por meio de estruturas analí­ticas, uma visão esquemática de áreas de estudo e temas, relacionados e pertinentes à Filosofia da Música e suas correlações com outras áreas do conhecimento filosófico como História da Filosofia, Ética, Estética, Filosofia da Arte, Metafí­sica, Lógica, Filosofia da Linguagem, Teoria do conhecimento e Antropologia Filosófica, cruzando com outras áreas do conhecimento afins, conforme diretrizes da Teoria Sistêmica. Este artigo foi elaborado a partir do estudo e apreciação bibliográfica. Analisa o que filósofos pensaram e pensam sobre a música ao longo do tempo. É um referencial teórico sobre a Filosofia e relevante para a Filosofia da Música. São oferecidas sugestões, que fomentam o estudo de temas e investigações, tais como a aplicação e significado da música no cotidiano das pessoas, assim como a sua função e importância nas sociedades humanas, em tempos distintos.

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Biografia do Autor

João Baptista Penna de Carvalho Neto, Universidade Estadual do Paraná

Mestre em História pela Universidade Federal do Paraná. Graduado em Filosofia pela Pontifí­cia Universidade Católica do Paraná; em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná. Professor do Colegiado de Bacharelado em Música Popular da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR, Campus II.

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Publicado

2016-12-01

Edição

Seção

Artigos