Editorial

Autores

  • Revista InCantare UNESPAR - Campus de Curitiba II

Resumo

Apresentamos mais um número da revista InCantare. É sempre uma
alegria finalizar a edição e colocar o conteúdo, a nós confiado pelos autores, à disposição dos leitores. Sabemos que, ao publicar sobre temas como arte, educação e saúde, assumimos o desafio da resistência a eventos sociais atuais que nos assustam e indignam. Continuamos porque acreditamos que nosso trabalho tem seu lugar entre as forças que podem modificar a realidade vigente. Assim, esperamos que o conjunto de textos aqui reunidos informem novidades, provoquem reflexões e impulsionem estudos.
Confirmando o escopo interdisciplinar da revista InCantare, esta edição
reúne artigos que abordam temas de musicoterapia, neurologia, oncologia,
educação musical e artes visuais. Verônica Magalhães Rosário e Cybelle Maria Veiga Loureiro apresentam articulações entre conceitos que descrevem usos da música na reabilitação de funções cognitivas e suas implicações sobre a prática musicoterapêutica. Carlos Dóro, em manuscrito resultante de sua dissertação de mestrado orientada por José Zanis Neto e Maribel Pelaez Dóro, trata da ação da experiência musicoterapêutica sobre a mudança de humor em pacientes submetidos ao transplante de medula óssea. A equipe formada por Marilena do Nascimento, Mauro Anastacio, Thais de Oliveira, Cleo Monteiro F. Correa e Paulo Henrique F. Bertolucci comentam o perfil de pacientes atendidos pela equipe de musicoterapia no ambulatório do setor de Neurologia do Comportamento na Escola Paulista de Medicina. Na sequência, Albertino Moura Barbosa Filho, Livia Cunha da Silva e Gustavo Schulz Gattino consideram a aplicação de técnicas da musicoterapia e da educação musical em ambiente hospitalar. Fechando essa coleção de artigos, Luciana Brandão Granemann e Lydio Roberto Silva comentam sobre espaço e sonoridade na obra de Paulo Neflidio. Encerra o número sete de nossa publicação, está a entrevista com a musicoterapeuta Camila Acosta Gonçalves, cuja trajetória profissional permite reflexões sobre condições que o mercado de trabalho oferece ao
musicoterapeuta.

Esperamos que façam ótima leitura!

Rosemyriam Cunha
Mariana Arruda

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Revista InCantare, UNESPAR - Campus de Curitiba II

A RevistaInCantareé uma publicação semestral do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Musicoterapia da Faculdade de Artes do Paraná. A revista foi criada no ano de 2010, intitulada NEPIM e no ano de 2012 foi renomeada para inCantare. Possui caráter interdisciplinar e dedica-se í  publicação de artigos originais e inéditos de autores filiados a grupos de pesquisa, que tragam contribuições para o campo da Musicoterapia, da Música, da Educação, da Saúde e de áreas afins. Atualmente, a revista encontra-se indexada nas bases Sumários (nacional), Latindex (latino americano), e Copernicus (internacional). As contribuições enviadas pelos autores serão submetidas ao processo de revisão cega por pares de no mí­nimo dois relatores mais a revisão dos editores.

Publicado

2016-07-05

Edição

Seção

Elementos Pré-textuais