As pequenas cidades e o ensino de geografia: uma aproximação necessária

Autores

  • Lucas da Silva Salmeron
  • Angela Maria Endlich

Palavras-chave:

Pequenas cidades, Geografia escolar, Ensino de Geografia

Resumo

As reflexões sobre as pequenas cidades enquanto objeto de estudo tem crescido nos últimos, evidenciando que estas realidades também possuem papéis e funções específicas que merecem a atenção dos pesquisadores. Como tal, é também necessário pensar as pequenas cidades no âmbito da Geografia escolar, já que estas cidades não estão isoladas dos processos e fenômenos da rede urbana como um todo. Logo, o objetivo deste artigo é debater a necessidade da inserção das pequenas cidades nas aulas de Geografia, destacando a relevância do estudo da escala local e o potencial formativo desta temática para uma formação para a cidadania. Trata-se de reflexões teóricas nas quais serão apresentadas algumas possibilidades metodológicas para o trabalho com a escala local, visando demonstrar algumas das estratégias didáticas que podem ser utilizadas para o trabalho pedagógico com esta temática enquanto conteúdo escolar. Destaca-se a necessidade de um olhar geográfico para as pequenas cidades, no qual o estudo da realidade local é cada vez mais imperativo no meio escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-06-10

Edição

Seção

Artigos